Você já parou para pensar em quais podem ser os benefícios da infraestrutura como código? A ideia é tornar todo o processo ainda mais automatizado, mas sem perder em qualidade. E o melhor: tudo isso utilizando os principais recursos de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre o assunto?
Continue a leitura deste artigo para saber mais!
Quando se fala em um servidor físico, é natural se preocupar com uma série de desafios, certo? Seja para fazer a compra de servidores e roteadores, seja para ter o ar-condicionado na temperatura certa e a segurança física para não deixar que nada fique exposto. Com uma solução em nuvem, tudo isso deixa de ser um problema e o seu foco se torna apenas o seu trabalho. Mas o que isso tem a ver com infraestrutura como código?
A relação entre os dois conceitos é simples: com ele, você descreve os recursos e a plataforma se encarrega de gerenciar as dependências e sequenciamento lógico para criação ou remoção desses mecanismos. Ou seja, com apenas um código é possível construir uma página na web ou um sistema complexo com o que há de melhor em Big Data, Machine Learning ou Inteligência Artificial.
O objetivo é agregar mais valor ao seu negócio a partir da remoção de recursos desnecessários ao longo do caminho. Os processos internos se tornam muito mais simples e eficientes, explorando o máximo da sua elasticidade, construindo uma solução inovadora, sempre de acordo com as necessidades e os objetivos do seu empreendimento ou da sua equipe.
Com a combinação entre a infraestrutura como código e a automação em nuvem AWS, os fluxos mais complexos podem ser executados, sempre com a eficiência necessária para construir um diferencial competitivo para o seu negócio. Até mesmo respostas a eventos específicos são automatizadas, aumentando a proteção contra invasões ou lidando com o aumento do número de acessos em seu site.
Na prática, o que a sua organização ganha com a combinação entre automação em nuvem AWS e a infraestrutura como código? Falaremos disso nos tópicos a seguir.
A criação de uma grande quantidade de um mesmo recurso dentro de um projeto pode exigir horas ou dias se o processo for feito manualmente — além de um risco considerável em sofrer com alguma falha durante a sua execução. Tudo isso geraria não apenas o desperdício de tempo, mas também de recursos valiosos para a sua empresa. Com a automação desses processos, a consistência é alcançada.
Esse mesmo benefício pode ser aproveitado em alterações manuais em qualquer item da configuração realizada. Com a resposta automatizada, o processo para a remediação é acionado automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. A estrutura retorna ao seu estado anterior e os processos não vão sofrer nenhuma alteração fora do planejamento.
Um dos grandes benefícios da automação em nuvem é justamente a velocidade com que os processos podem ser realizados, não é mesmo? Isso é potencializado com a criação da infraestrutura como código. Em apenas alguns segundos ou minutos é possível construir do zero, ou expandir um ambiente por completo. Isso é válido tanto para atender uma demanda pontual quanto para realizar testes.
Dessa forma, com agilidade e flexibilidade a sua empresa consegue construir o que for necessário para atender ao planejamento estratégico definido. Tudo isso sem perder tempo ou recursos, além de adequar a estrutura aos seus objetivos.
Ganhar produtividade pode ser um benefício para qualquer profissional. Em um ambiente automatizado, os analistas da sua equipe dedicam o tempo em tarefas relacionadas à operação que geram mais valor que processos operacionais rotineiros, repetitivos e burocráticos. O foco fica totalmente dedicado ao que realmente é relevante.
Além disso, os dois conceitos contribuem com a satisfação dos profissionais da sua equipe. Afinal, analistas de TI gostam de desafios, certo? Com a dedicação e o foco apenas em desenvolvimento e automação, eles ficarão mais engajados e experientes a cada dia, absorvendo conhecimento que realmente pode ser útil no futuro para a companhia.
Quando se fala em produtividade, é natural que o termo reaproveitamento faça parte desse contexto. Ou seja, reutilizar informações e dados úteis para que os outros projetos da sua equipe sejam desenvolvidos com mais agilidade. Com a automação em nuvem AWS e a infraestrutura como código, o que foi utilizado em um ambiente pode ser reaproveitado na criação de mais ambientes.
Desenvolvendo de maneira correta, com a simples alteração de parâmetros de entrada, é possível utilizar o mesmo código sem que isso atrapalhe o resultado a ser alcançado no final. Além disso, também se abre a possibilidade de aproveitamento de trechos de código e a modularização desses segmentos para chamadas a partir de múltiplas origens.
Outro benefício da combinação entre infraestrutura como código e automação em nuvem AWS é a possibilidade de controle da sua documentação. Afinal, o que foi desenvolvido se torna uma documentação da sua infraestrutura. A partir de sistemas de comando de versionamento é possível identificar qualquer tipo de alteração realizada no ambiente.
Mas não apenas isso: você consegue identificar quando uma alteração foi inserida, por quem foi inserida e o motivo da inserção. Para facilitar o que foi alterado e o entendimento daquele ambiente, ainda existe a possibilidade de transformar o código em uma representação visual.
A segurança deve ser uma preocupação de qualquer equipe de TI, certo? A automação em nuvem AWS e o uso da infraestrutura como código ajudam a tornar o ambiente muito mais seguro. Afinal, essas duas condições permitem que você estabeleça quais são as configurações daquele espaço, sem a necessidade de realizar validações periódicas.
Esse é um ganho fundamental, já que o ambiente precisa estar sempre seguro. Por meio de soluções como os guardrails e resposta a eventos, a sua equipe tem a conformidade e a segurança necessárias para desenvolver sem maiores preocupações.
Conseguir aproveitar todos os benefícios que listamos acima e ainda fazer um uso mais eficiente dos recursos disponíveis é um diferencial competitivo para qualquer empresa. E é exatamente isso o que acontece com a automação em nuvem AWS e a infraestrutura como código trabalhando em conjunto: redução de custos em toda a operação.
A redução de custo ocorre automaticamente em consequência aos demais pontos. Além disso, o mesmo código utilizado para criar recursos pode ser usado para retirá-los. Então, em um mesmo workflow que você cria os mecanismos, poderá utilizá-los e, em seguida, removê-los. Dessa forma, você executa automações complexas que utilizam diversos serviços a uma exigência bem reduzida.
Com tantas opções no mercado, nem sempre é simples identificar aquilo que é melhor para a sua empresa, não é mesmo? Mas você não precisa se preocupar com isso: a TIVIT Cloud Solutions consegue identificar o melhor de cada nuvem para disponibilizar para a sua empresa. Dessa forma, é possível integrar diferentes ambientes e aplicações com máxima disponibilidade e segurança de dados.
A TIVIT é referência na América Latina em soluções completas de nuvem, e disponibiliza toda sua expertise para que sua empresa obtenha todos os benefícios que a computação em nuvem pode oferecer.
O que acha de dar o próximo passo e aproveitar todos os benefícios da infraestrutura como código? A nossa equipe pode oferecer todo o suporte necessário para que você automatize ainda mais com as Soluções de Cloud da TIVIT!