Escrito por: TIVIT

É muito importante que os processos da sua empresa sejam feitos de maneira ágil, porém, tendo um custo menor. Pensando nisso, muitas organizações estão investindo no cloud computing como uma maneira de obter esse resultado e fazer com que a sua instituição se modernize e se adapte aos novos tempos.

Neste texto, explicaremos o que é e qual a importância da cloud híbrida, além de mostrar os tópicos em que ela se diferencia da multicloud. Além disso, também daremos algumas dicas de como escolher um serviço desse tipo, bem como os diferenciais que a Cloud Solutions pode oferecer para o seu negócio. Vamos lá?

O que é a cloud híbrida e qual a sua importância?

A cloud híbrida é o termo utilizado para se referir ao uso conjunto de mais de um tipo de nuvem. Apesar de existirem várias combinações possíveis, a mais comum é a junção de nuvens públicas e privadas. Dessa maneira, a organização consegue usufruir dos benefícios de ambos os tipos, bem como as vantagens de fazer essa união e comunicação entre elas.

Durante uma das edições do TIVIT & Partners, o Felipe Pontes, Channel Account Manager da CloudHealth by VMware, afirma que 48% dos clientes da empresa utilizam uma única nuvem, enquanto 52% utilizam múltiplas nuvens. Isso demonstra como esse tipo de cloud vem ganhando espaço no meio corporativo.

Existem muitos fatores que apontam a cloud híbrida como uma importante ferramenta na otimização de processos em nuvem das empresas, principalmente por apresentar três vantagens: performance, disponibilidade e menor custo. Além disso, as nuvens híbridas também oferecem para a equipe mais flexibilidade.

Outro grande ponto positivo é que a cloud híbrida permite com que a empresa consiga oferecer um tratamento especial para informações confidenciais, permitindo com que elas fiquem armazenadas no modelo privado, enquanto os seus serviços podem ser oferecidos por meio da nuvem pública.

É importante entender que, para que um serviço de nuvem híbrida seja utilizado com sucesso, é preciso que a empresa consiga manter uma boa sincronização entre as nuvens privadas e públicas. Dessa maneira, é também necessário que a gestão consiga uma boa definição e gerenciamento desses processos para aproveitar, ao máximo, os benefícios dessa tecnologia.

Qual a diferença entre nuvem híbrida e multicloud?

Algumas pessoas podem acabar achando que nuvem híbrida e multicloud são a mesma coisa, mas, na verdade, são termos diferentes. Como explicamos, a nuvem híbrida é a junção de clouds públicas e privadas, podendo ser de fornecedores diferentes ou do mesmo. Dessa maneira, muitas empresas utilizam a pública para ganhar escalabilidade e economia financeira, enquanto os workloads personalizados podem ficar por conta da nuvem privada.

Além disso, também é possível dividir essas nuvens em mais modelos. Por exemplo, a nuvem privada consegue ser separada em dois principais tipos: a interna e a externa. Com isso, é possível conseguir uma proteção bem mais efetiva de certas informações que precisam de uma manipulação muito reduzida.

Já a multicloud é um termo utilizado para identificar um sistema que utiliza diversos servidores de diferentes fornecedores, buscando utilizar o melhor de cada um deles e, assim, aproveitar melhor da alta tecnologia, muitas vezes por um custo menor. Além disso, diversas empresas contam com necessidades diferentes relacionadas ao seu servidor, e ter muitas opções faz com que essas exigências ou necessidades sejam melhor supridas.

Entretanto, é importante saber que, para investir em um uma nuvem multicloud, será necessário fazer muitas pesquisas, uma vez que é importante entender a necessidade de cada setor e, assim, avaliar no mercado quais as melhores opções que poderão supri-la, evitando o desperdício de dinheiro ou de armazenamento.

Como escolher um produto/serviço de cloud híbrida?

Agora que você entendeu melhor o que é a nuvem híbrida e sua importância para as empresas, bem como quais as diferenças desse modelo para a multicloud, está na hora de avaliar quais os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o seu serviço ou produto de nuvem híbrida de maneira eficiente.

Entenda o seu setor

O primeiro passo para escolher qual o melhor serviço de cloud híbrida para a sua empresa é entender o seu setor. A sua equipe de TI precisa analisar quais são as suas necessidades naquele momento ou, até mesmo, prever crescimentos ou diminuições futuras para, assim, escolher um tipo que possa suprir essas necessidades.

Nem sempre o melhor é o ideal

Muitos gestores podem escolher a melhor opção do mercado que será a garantia de adquirir o melhor serviço, mas não é bem assim. O mais importante é que o dinheiro gasto se torne um investimento e, de certa maneira, retorne para a empresa e não seja um prejuízo. Por exemplo, comprar um serviço de nuvem com um armazenamento muito grande e que não será utilizado totalmente pela empresa.

Não esqueça do preço

Além disso, o fator monetário também precisa entrar na conta. É importante fazer uma boa pesquisa de mercado para avaliar quais são os serviços ou produtos em nuvem que contam com um bom preço, podendo não ser o mais barato, mas que seja justo com relação ao que ele oferecerá para a sua empresa, em termos de qualidade e quantidade de processos.

E então? Conseguiu entender o que é um serviço de cloud híbrida, qual a sua importância, diferenças entre o modelo de multicloud e como escolher o melhor serviço ou produto para a sua empresa? Dessa maneira, você olhará a área de cloud computing com outros olhos, tendo uma visão mais econômica, porém, focada em resultados para a empresa.

A TIVIT conta com um serviço em cloud híbrida que fará com que você possa usufruir o melhor de cada tipo, além de garantir economia e agilidade nos seus processos. Além disso, você também contará com um time especializado para auxiliar na sua migração na nuvem, bem como tirar todas as suas dúvidas relacionadas a esse processo.

Você já está pronto para investir na Cloud Solutions da TIVIT? Entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções podem revolucionar a sua empresa !

Conteúdos Relacionais