Escrito por: TIVIT

Ao pensar na melhor forma de hospedar um ambiente na nuvem muitas empresas se deparam com várias recomendações para criação de modelos que irão suportar e facilitar as migrações para nuvem. Não existe um modelo único a ser adotado entretanto um modelo organizacional bem desenhado e executado é fundamental.

 

Landing Zones são modelos organizacionais compostos de zonas que podem incluir governança, segurança de dados, gerenciamento de acessos/identidades, design de redes, monitoração entre outros. Elas devem ser implementados conforme as melhores práticas de mercado atendendo as regulamentações.

 

A TIVIT faz uso do conceito de Landing Zone, uma abordagem referenciada em nosso framework do well-architected,  em seu modelo organizacional para implantação e gerenciamento dos ambientes. Nesta abordagem o ambiente é divido em zonas com funções especificas tais como, gerenciamento centralizado, rede de serviços compartilhados, rede de trânsito, rede de gerenciamento, ferramentas de monitoração e observabilidade e contas para funções especificas. Essas zonas de destino são implantadas através de IAC utilizando modelos customizáveis desenvolvidos pela TIVIT.

 

A arquitetura do Landing Zone TIVIT é totalmente escalonável e modular fazendo uso de uma conexão de rede dedicada, utilizando nossa comunicação direta com as clouds Azure, AWS e GCP.

 

Tão importante quanto o design é a escolha de ferramentas amplamente testadas e reconhecidas no mercado capazes de atender aos mais diversos requisitos. Nosso Landing Zone é composto por produtos como site24x7, Cloudhealth, Rapid7, CyberArk, BigPanda, Crowdstrike, Commvault, Git, SaltStack, Terraform, Azure DevOps entre outros.

 

Através desse modelo podemos ajudar as organizações a operar com sucesso ambientes em nuvem, impulsionar negócios e manter as práticas recomendas de segurança e governança.

Conteúdos Relacionais