Mesmo com tanta informação disponível, alguns termos depreciativos são utilizados no relacionamento com uma pessoa com deficiência, mesmo que seja “sem querer”.
É comum que uma pessoa sem deficiência fique confusa ao se referir a alguém com algum tipo de deficiência, é natural. Porém, há formas de diminuir esse desconforto e evitar qualquer tipo de ruído, melhorando o convívio entre ambas.
O primeiro passo é aceitar a deficiência. Fazer de conta que a deficiência não existe é excluir uma característica importante da pessoa.
As pessoas com deficiência ainda enfrentam muitas barreiras, como no mercado de trabalho, por exemplo. Dados do IBGE mostram que o salário dessas pessoas equivale a uma média de R$ 1.639, enquanto a média de pessoas sem deficiência chegam a R$ 2.619.
A pesquisa mostra ainda que a cada 10 pessoas com deficiência que buscavam um emprego, 7 estavam fora do mercado de trabalho. Ou seja, apenas 28,3% das pessoas com deficiência ocupam alguma função no mercado.
Ainda há um longo caminho pela frente. Uma forma eficiente de vencer o preconceito é aprendendo a se comunicar com pessoas com deficiência. Por isso preparamos este conteúdo com dicas de como conviver com a diversidade.
>> Baixe grátis o e-book: Guia prático de Diversidade & Inclusão: Pessoa com Deficiência <<
Diversidade e inclusão é um tema que fala sobre as pessoas e as suas mais diversas singularidades. Dentro do ambiente empresarial, é um tema urgente que vem ganhando cada vez mais espaço, pois há um grande benefício para o clima e a cultura organizacional, além do valor gerado entre os colaboradores.
A diversidade está relacionada ao comportamento das pessoas, o que as torna únicas, podendo ser características físicas ou de personalidade. Os tipos de diversidade incluem fatores como idade, gênero, etnia, religião, orientação sexual e condição física.
Já a inclusão tem a ver com a capacidade de entender e reconhecer o outro e suas diferenças, respeitando-o e integrando-o no ambiente.
Existem várias formas de unir as diversidades sem que nenhuma diferença dê margem para o preconceito e a desigualdade. Promover dinâmicas, respeitar as singularidades e entender que cada um tem a sua bagagem, são formas de colocar a inclusão em prática.
Lidar com pessoas com deficiência é uma experiência diferente que exige cautela. Abaixo, algumas dicas para interagir sem receio:
Se refira sempre a “pessoa com deficiência”, termo mundialmente aceito nos dias de hoje. Evite palavras como “portador de necessidades especiais” e jamais use termos depreciativos como deficiente, mongol, incapaz, aleijado ou inválido.
Pessoas com deficiência enfrentam certos desafios que, para pessoas sem deficiência, podem ser considerados simples.
Para uma pessoa com deficiência física, pode ser incômodo ficar olhando para cima por muito tempo em um diálogo. Sente-se para que elas fiquem com os olhos no mesmo nível que o seu.
Pessoas com deficiência visual podem estar acompanhadas por um cão-guia. Evite brincar ou acariciar o animal. Isso porque a responsabilidade dele é guiar o dono, que pode se prejudicar caso o bichinho se distraia. Além disso, avise sempre caso veja algum degrau, piso escorregadio ou qualquer tipo de obstáculo no caminho. E o mais importante: evite ficar parado na superfície tátil, pois elas orientam pessoas com deficiência visual no seu trajeto.
Para falar com uma pessoa com deficiência auditiva, acene ou toque levemente em seu braço. Fique de frente e deixe a sua boca visível para que ela possa fazer leitura labial. Além disso, não use o termo surdo-mudo. Muitas pessoas que possuem deficiência auditiva não falam porque nunca aprenderam.
Permita que a pessoa se sinta à vontade para expressar sua opinião e expressar o seu ponto de vista.
Uma das principais formas de vencer o preconceito e promover o respeito à diversidade humana é por meio da informação.
Gostou do conteúdo? Acesse gratuitamente o Guia Prático da Diversidade & Inclusão – Pessoa com Deficiência desenvolvido pelo time de D&I da TIVIT.
A TIVIT é uma empresa comprometida com a Diversidade e Inclusão e acreditamos que a inclusão contribui para a transformação e a inovação.
Em 2022, retomamos as ações da área de Diversidade & Inclusão, que tem trabalhado dentro de cinco pilares de diversidade: Raça, Gênero, Pessoas com Deficiência, Gerações e LGBTQIA+.
É uma pessoa com deficiência e gostaria de fazer parte da TIVIT? Acesse o nosso painel de vagas e candidate-se.
Confira também: Para que serve o metaverso