Escrito por: TIVIT

A transformação digital mudou a forma como nos comunicamos, como interagimos com o mundo e trouxe uma nova forma de trabalho: remoto – esse “novo normal” acelerado globalmente pela pandemia (COVID-19) que estamos enfrentando, onde as organizações precisam adequar-se à esta nova realidade, garantindo a segurança de seus colaboradores e segurança da informação, sem deixar de atender seus clientes.

 

Nessas circunstâncias, as empresas enfrentam alguns desafios, como:

  • Habilitar seus colaboradores a trabalhar remotamente;
  • Garantir que seus colaboradores continuem produtivos;
  • Disponibilizar de forma rápida ambientes de trabalho remotos;
  • Garantir a segurança de informação e governança dos ambientes de trabalho remoto;
  • Empoderar os colaboradores a resolverem problemas de TI que anteriormente demandavam um especialista de TI no escritório.

 

E é justamente nesse contexto que uma estratégia de Digital Workplace se encaixa, habilitando as equipes de TI a fornecer suporte à distância, implementar processos mais eficientes e ter mais visibilidade da performance da tecnologia em uso. 

 

 

Mas afinal, o que é o Digital Workplace? 

 

A tradução de Digital Workplace seria local de trabalho digital, ou seja, é a versão digital e moderna do local de trabalho tradicional. Com rapidez e segurança, fornece uma coleção de tecnologias, ferramentas e processos que habilitam os colaboradores a trabalharem de qualquer lugar, a qualquer hora, garantindo a produtividade e uma melhor colaboração entre as equipes.

 

Nesse novo cenário, as equipes de TI possuem um papel crucial na implementação, gestão e inovação desse Digital Workplace, a fim de garantir atualizações constantes e a segurança da informação. 

 

Projetos de Digital Workplace possuem três grandes objetivos:

 

  • Empoderamento do usuário: habilita os usuários a resolverem sozinhos problemas que anteriormente dependiam de equipes especializadas de suporte. Os usuários, por vezes, esperavam muito tempo para soluções de problemas simples, em razão da capacidade limitada de atendimento das equipes de suporte.

  • Melhorar a colaboração: os colaboradores de uma companhia dependem de trabalho conjunto dentro de suas equipes e com outras equipes da companhia. O emprego de tecnologias que facilitem e favoreçam esta comunicação aumenta a produtividade das equipes e agilizam as tarefas do dia a dia.

  • Habilitar trabalho remoto: ao utilizar ferramentas de segurança e conectividade é possível habilitar os usuários a trabalharem de suas casas ou de qualquer lugar que tenha acesso a internet de forma segura e a partir de qualquer dispositivo, mesmo que não tenha sido disponibilizado pela companhia BYOD – Bring Your Own Device ou CYOD – Choose Your Own Device.

 

Contudo, o Digital Workplace consiste em dar suporte aos usuários finais, independentemente do local em que estejam trabalhando, com propósito de oferecer uma melhor experiência, não se restringindo apenas à tecnologia, mas também envolvendo as pessoas, as expectativas, o conhecimento e os processos.

 

Conteúdos Relacionais