A transformação digital mudou a forma como nos comunicamos, como interagimos com o mundo e trouxe uma nova forma de trabalho: remoto – esse “novo normal” acelerado globalmente pela pandemia (COVID-19) que estamos enfrentando, onde as organizações precisam adequar-se à esta nova realidade, garantindo a segurança de seus colaboradores e segurança da informação, sem deixar de atender seus clientes.
E é justamente nesse contexto que uma estratégia de Digital Workplace se encaixa, habilitando as equipes de TI a fornecer suporte à distância, implementar processos mais eficientes e ter mais visibilidade da performance da tecnologia em uso.
Mas afinal, o que é o Digital Workplace?
A tradução de Digital Workplace seria local de trabalho digital, ou seja, é a versão digital e moderna do local de trabalho tradicional. Com rapidez e segurança, fornece uma coleção de tecnologias, ferramentas e processos que habilitam os colaboradores a trabalharem de qualquer lugar, a qualquer hora, garantindo a produtividade e uma melhor colaboração entre as equipes.
Nesse novo cenário, as equipes de TI possuem um papel crucial na implementação, gestão e inovação desse Digital Workplace, a fim de garantir atualizações constantes e a segurança da informação.
Projetos de Digital Workplace possuem três grandes objetivos:
Contudo, o Digital Workplace consiste em dar suporte aos usuários finais, independentemente do local em que estejam trabalhando, com propósito de oferecer uma melhor experiência, não se restringindo apenas à tecnologia, mas também envolvendo as pessoas, as expectativas, o conhecimento e os processos.