Proteger o endpoint é uma das principais estratégias de segurança de um negócio. O comprometimento desse ativo pode gerar prejuízos inestimáveis, como o vazamento de dados com implicações legais e a incapacidade do sistema de vender produtos ou serviços.
Podemos considerar como endpoints, além dos servidores onde são armazenados o banco de dados de uma empresa, computadores e notebooks, smartphones, controladores de casa inteligente, dispositivos de IoT, entre outros.
Porém, com tanto acesso aos mais variados dispositivos e a crescente adoção do trabalho remoto, os riscos de ataques de ransomware aumentam.
Ransomware é um tipo de vírus onde a vítima é impedida de realizar determinadas funções, tendo ainda todos os seus arquivos bloqueados. A restauração dos ativos infectados acontece mediante pagamento de resgate, sem qualquer garantia.
Uma solução de segurança de endpoint é capaz de evitar e proteger as empresas dos ataques maliciosos.
Neste artigo, mostraremos o que é EDR, como essa solução funciona e como aplicar à estratégia de segurança da sua empresa.
O EDR, endpoint detection and response ou, detecção e resposta de endpoint em português, é uma solução de segurança de endpoint que atua no monitoramento de terminais e servidores para detectar ameaças. Diferente de um antivírus comum, o EDR não só detecta as ameaças como também atua sobre elas.
De acordo com Thiago Tanaka, Head de Vendas da unidade de negócios CyberSec da TIVIT, a meta do EDR é “proteger o endpoint, que pode ser um servidor onde está armazenado o banco de dados de uma empresa.” Ou seja, um EDR vai monitorar de forma contínua os dispositivos para detectar e reagir às ameaças.
O EDR utiliza várias técnicas e ferramentas para analisar os dados a fim de detectar algum comportamento suspeito no sistema. Seu funcionamento se baseia no histórico registrado o tempo inteiro nos dispositivos, identificando as características de um comportamento estranho que tenha sido pouco ou nunca visto.
No caso dos ataques de ransomware, o criminoso atua entendendo primeiro como funciona o seu sistema de endpoint para depois buscar caminhos para criptografar o banco de dados sem ser percebido.
Uma solução de EDR pode prever toda essa movimentação, fazendo com que o ransomware não atinja o seu objetivo, que é criptografar ou sequestrar os dados corporativos. Assim que detectado, o EDR produz uma resposta automática, desativando a internet do endpoint e isolando os arquivos ou dispositivos infectados.
Há também a possibilidade de o EDR acionar a área de segurança da empresa. Dessa forma, os profissionais poderão atuar nas verificações necessárias para a proteção dos ativos da empresa.
Uma forma muito eficiente para o monitoramento de endpoint, é contar com um parceiro capaz de oferecer uma solução de EDR segura, capaz de manter um centro de operações voltado para este trabalho.
Por que ter uma solução de EDR na empresa?
Os benefícios de uma solução de EDR são de extrema importância para o pleno funcionamento do negócio.
Ao contar com essa tecnologia, a empresa terá uma camada a mais de proteção dos seus ativos, proporcionando mais segurança para seus clientes e colaboradores.
A solução de EDR é projetada pra ir além da defesa e detecção de ataques cibernéticos. Essa tecnologia proporciona aos profissionais da área de segurança, as ferramentas necessárias para identificar ameaças de forma proativa, melhorando a capacidade do negócio de gerenciar riscos de ataques.
Dessa forma, as soluções de EDR ajudam a:
Ou seja, os benefícios de uma solução de EDR não só auxilia no combate às ameaças em tempo real, como também fortalece a prevenção para futuros ataques.
Uma das qualidades que os antivírus têm em relação a outras soluções de segurança cibernética de uma empresa são, especialmente, o reconhecimento no mercado. Os antivírus ganharam força há mais de 20 anos e, por este motivo, vem sendo prioridade na escolha dos tomadores de decisão de várias empresas.
Porém, os antivírus vêm com uma série de desvantagens e, sozinhos, não conseguem conter ameaças mais elaboradas e complexas que existem atualmente.
O objetivo de um antivírus é proteger os dispositivos contra invasores, detectando movimentações suspeitas que podem afetar arquivos. A cada nova identificação de malware, o antivírus precisa ser atualizado para então prevenir que a mesma ameaça ataque novamente.
Já uma solução de EDR, atua na proteção de agentes suspeitos que passaram despercebidos pelos antivírus, fazendo a monitoração preventiva dos dispositivos e sistemas utilizados pela empresa.
Em todo caso, os antivírus não são menos importantes que as tecnologias de EDR. Cada um tem a sua função e ambos atuam na proteção do negócio.
Todo profissional sabe que, para manter o seu negócio seguro de ataques cibernéticos, é necessário proteger o endpoint. Essa estratégia está entre as mais importantes quando falamos sobre a segurança da informação do negócio.
Encaixar o EDR na estratégia de segurança pode evitar prejuízos milionários para a organização. Caso os criminosos obtenham êxito no ataque do tipo ransomware e consigam criptografar o banco de dados, isso pode gerar um custo incalculável para o negócio.
Um estudo realizado pela KBV Research mostra que a expectativa em relação ao investimento em soluções de EDR atinja globalmente 7,1 bilhões de dólares em 2028. Isso mostra que as empresas estão cada vez mais preocupadas em manterem seus ativos seguros.
Para zelar pela segurança da sua organização, é indispensável contar com uma solução de EDR para proteger o endpoint do seu negócio. Contar com um parceiro de negócios pode ser a chave para a segurança da informação dos ativos.
A TIVIT conta com uma equipe engajada para atuar em todos os momentos, 24×7, para manter o seu negócio protegido de ataques cibernéticos, como ransomware e/ou spyware. Além disso, mantém um centro de operações, o Security Operations Center (SOC), para a realização deste trabalho com mais segurança e disponibilidade.
Fale com os nossos especialistas agora mesmo e saiba como evitar prejuízos incalculáveis em seu negócio.
Confira também: Cyber threat intelligence