Escrito por: TIVIT

 

Já sabemos que um data center é quase um organismo vivo e, por isso, precisa de manutenção, inovação e expansão constante. Seguindo esse contexto, nesse artigo falaremos sobre Data Center Migration, que nada mais é que o processo de implantação e migração de um ambiente de dados atual para a nuvem, sem perda de dados.

 

Nesse caso, não trata-se apenas de transferência de dados, mas sim um planejamento no qual os data centers são projetados e implantados, com o objetivo de armazenar dados críticos e determinados aplicativos das empresas de forma eficiente.

 

 

O que é e para que serve um data center

 

O data center é uma instalação (física) que abriga grande quantidade de equipamentos de computação, como servidores, armazenamento de dados, switches de rede e roteadores. Sua principal função é fornecer um ambiente seguro e controlado para guardar, processar e gerenciar dados e informações de uma organização ou empresa.

 

Os data centers possuem uma função muito importante no suporte às operações de tecnologia da informação (TI) de uma empresa. Eles são responsáveis por promover a disponibilidade, segurança e confiabilidade dos serviços digitais, como sites, aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados, e-mail e muito mais.

 

Além disso, os data centers também ajudam as empresas a atenderem às demandas de escalabilidade, permitindo que elas dimensionem seus recursos de computação e armazenamento conforme necessário, o que é especialmente importante em um mundo digital em constante evolução, onde as empresas precisam lidar com grandes volumes de dados e demandas de processamento cada vez maiores.

 

Investimentos em TI devem continuar aumentando

 

Os investimentos globais em Tecnologia da Informação devem atingir a marca de US$ 5,1 trilhões em 2024, conforme aponta a mais recente previsão do Gartner, representando um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Este crescimento substancial é impulsionado principalmente pelos segmentos de software e serviços de TI, os quais devem registrar um aumento de dois dígitos ao longo do ano, especialmente devido aos investimentos em computação em nuvem. 

 

Projetam-se que os gastos globais em serviços de nuvem pública crescerão cerca de 20,4% em 2024, impulsionados tanto pelos aumentos nos preços dos provedores de nuvem quanto pelo aumento da demanda por esses serviços.

 

No mais, ainda que a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) ainda não tenha impactado significativamente os gastos totais com TI, os investimentos em IA de forma mais ampla estão contribuindo para o crescimento geral do setor. Apesar do impacto da inflação sobre consumidores e empresas, que afetou o mercado de dispositivos em 2022 e 2023, prevê-se uma recuperação modesta nos gastos com dispositivos em 2024, com um crescimento projetado de 4,8%.

 

Qual a importância de um data center

 

Os data centers são muito importantes no suporte às operações de tecnologia da informação (TI) de uma organização. Entenda em detalhes:

 

Armazenamento seguro de dados: os data centers oferecem um ambiente seguro e controlado para armazenar dados sensíveis e críticos para o negócio. Por meio deles, são implementadas medidas de segurança física e digital visando proteger contra ameaças externas e promover a integridade dos dados.

 

Disponibilidade e confiabilidade: os data centers são projetados para oferecer alta disponibilidade e confiabilidade. Ou seja, os serviços digitais hospedados em um data center devem estar acessíveis quase o tempo todo, minimizando o tempo de inatividade e garantindo a continuidade das operações comerciais.

 

Processamento de dados: além do armazenamento, os data centers também são responsáveis pelo processamento de dados. Eles abrigam servidores e sistemas de computação que executam aplicativos, processam transações e realizam análises de dados em grande escala.

 

Escalabilidade: os data centers permitem que as organizações dimensionem seus recursos de TI conforme necessário. Nesse contexto, eles podem aumentar ou diminuir a capacidade de computação, armazenamento e rede de acordo com as demandas do negócio, fornecendo flexibilidade para lidar com picos de tráfego ou mudanças nas necessidades operacionais.

 

Suporte a serviços digitais: muitos dos serviços digitais essenciais para uma organização, como sites, aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados e e-mails, são hospedados em data centers. Portanto, a disponibilidade e o desempenho desses serviços dependem da infraestrutura confiável e resiliente fornecida pelos data centers.

 

Migração de Data Center

 

Antes de dar os primeiros passos em direção à migração de data center, é preciso compreender alguns elementos intrínsecos ao processo. Acompanhe:

 

Principais motivadores da migração para nuvem?

 

Há vários motivadores diferentes para que as organizações iniciem a jornada para a nuvem. Elas são motivadas por eventos relevantes, como um objetivo de custos, busca por maior escalabilidade, prazos para sair de data centers e consolidá-los ou fim da vida útil de hardware e software. Mas esse cenário está mudando. As diretorias esperam mais do que simplesmente redução de custos e aumento de eficiência, mesmo quando os clientes alcançam de 25% a 50% de economia na nuvem, em comparação aos custos no local. Hoje em dia, elas querem agilizar as empresas e transformar as experiências dos clientes, proporcionando transformações digitais e modernização dos processos. Além disso, há também a necessidade de reinvestir as economias de custos para promover novos modelos empresariais e inovações.

O que é esperado pós migração

 

Rapidez: Construir e operar sua fundação para a inovação. Hoje não cabe mais para o modelo de negócio esperar semanas para receber um arquivo grande do exterior para um projeto sair da gaveta, por exemplo. A nuvem ajuda na agilidade dos processos e na entrega de valor pro cliente final.

 

Eficiência Operacional: Reduzir custos significativos, liberando recursos para se concentrar no que diferencia seu negócio

 

Redução de risco: Migrar utilizando uma abordagem segura e comprovada, que reduz riscos, mudando para um modelo de TI resiliente. 

 

Estratégias de migração

 

A primeira etapa em um processo de migração é realizar o Discovery do ambiente e priorizar quais aplicações irão para a nuvem e em quantas ondas, quando necessário. É muito comum as empresas optarem por começar a jornada para nuvem por ambientes de desenvolvimento ou de testes, antes de chegar nos ambientes produtivos. Nós da TIVIT entendemos e até recomendamos  este caminho, pois possibilita a execução de testes e ajustes quando necessários em ambientes menos críticos, para depois migrar o ambiente produtivo.

 

Listamos abaixo algumas das estratégias mais utilizadas na jornada para nuvem:

 

Relocate :  através da parceria entre AWS e VmWare, é possível estender o data center baseado em VmWare com a AWS, utilizando a solução VmWare On Cloud. Desta forma, é possível migrar as VmWare´s para ambiente de nuvem pública de forma transparente e rápida.

 

Rehosting (Lift-and-Shift): Esse processo ocorre quando não há transformação de aplicação, ou seja, o workload é migrado para uma nuvem sem nenhum tipo de mudança ou modernização. Método rápido, com garantia de consistência de dados, possibilitando também realizar teste antes de fazer a virada definitiva.

 

Replataforming: Ocorre quando levamos a aplicação para a nuvem com pequenas modificações, onde é possível obter ganhos e benefícios, de serviços gerenciados na nuvem.

 

Repurchasing (Replace Drop & Shop):  O processo de “Repurchasing” é um modelo no qual é possível a aquisição de um produto como serviço (SaaS) que realiza as mesmas tarefas de produtos instalados em um Data Center. 

 

Refactoring ou Re-architecting: é a estratégia de migração onde ocorrem grandes alterações, sendo necessário repensar e rearquitetar a aplicação. 

 

Contudo, é importante ressaltar que não é necessário optar apenas por uma estratégia, ou seja, é possível optar pelo Rehosting ou Relocate, e depois fazer as transformações com o Replataforming, Repurchasing ou Refactoring. Na verdade, são diversas opções, sem uma receita padrão. Isso vai depender dos objetivos e cenário de cada empresa ou projeto.

 

Escolhendo o melhor parceiro para migração

 

Escolher o parceiro ideal para uma migração de data center é necessário objetivando um processo eficiente e bem-sucedido. Aqui estão algumas dicas importantes a considerar ao selecionar o melhor parceiro:

 

Busque por qualidade

 

Ao selecionar um parceiro para a migração do seu data center, é fundamental priorizar a qualidade dos serviços oferecidos. Opte por provedores que tenham uma reputação sólida no mercado, com infraestrutura confiável e tecnologia de ponta. Certificações e reconhecimentos na área também são indicativos de qualidade e expertise.

 

Avalie suas aplicações

 

Antes de tomar uma decisão, é importante avaliar suas aplicações e requisitos de carga de trabalho. Cada aplicação pode ter necessidades específicas em termos de desempenho, escalabilidade e integração. Escolha um parceiro que tenha experiência comprovada em lidar com uma variedade de aplicativos e que possa oferecer soluções personalizadas para atender às suas necessidades.

 

Defina os serviços desejados

 

Determine claramente quais serviços você precisa para a migração do seu data center, podendo ser armazenamento de dados, computação em nuvem, segurança cibernética, monitoramento e suporte técnico. Com isso em mente, escolha um parceiro que ofereça uma ampla gama de serviços e que possa personalizar uma solução para atender às suas necessidades específicas.

 

Entenda as políticas do provedor

 

Antes de fechar negócio, é preciso compreender as políticas do provedor em relação a questões como tempo de atividade, manutenção programada, suporte técnico e escalabilidade. Certifique-se de que as políticas do provedor estejam alinhadas com suas expectativas e requisitos operacionais para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

 

Veja o nível de segurança

 

A segurança dos dados é uma preocupação crítica ao migrar para um novo data center. Garanta que o provedor tenha medidas robustas de segurança física e cibernética para proteger seus dados contra ameaças externas e internas, o que inclui firewalls, criptografia, detecção de intrusões e políticas de acesso rigorosas.

 

Consulte seu orçamento

 

Avalie os custos associados aos serviços oferecidos pelo provedor e verifique se eles se encaixam no seu orçamento.

 

Além dos custos iniciais, leve em consideração os custos contínuos de operação, manutenção e suporte. Observe bem se os serviços fornecidos pelo provedor oferecem um bom custo-benefício e estão alinhados com sua estratégia financeira.

 

Suporte de qualidade

 

Escolha um parceiro que ofereça suporte técnico de qualidade e esteja disponível para ajudar sempre que necessário. Uma equipe de suporte experiente e dedicada pode fazer toda a diferença durante a migração e no dia a dia da operação do data center.

 

Lembre-se de que o provedor escolhido deve ter um histórico sólido e fornecer suporte rápido, eficiente e responsivo.

 

Busque diferenciais

 

Procure por parceiros que ofereçam diferenciais adicionais que possam agregar valor ao seu projeto de migração, podendo ser experiência específica em seu setor, soluções personalizadas para atender às suas necessidades exclusivas, integração com outras plataformas ou tecnologias inovadoras que possam impulsionar a eficiência e a inovação.

 

Como a TIVIT ajuda na jornada do cliente?

 

O processo de Migration da TIVIT é feito com o time de Professional Services que em parceria com a AWS, não se trata apenas da migração, mas sim todo um processo que pode começar com entrevistas para entender o cenário do cliente e identificar se está pronto para migrar para a nuvem, fazendo com que consuma de fato o que está adquirindo.

 

TIVIT – HYBRID CLOUD

 

A TIVIT é Hybrid Cloud True, ou seja, integra nuvens públicas, privadas e ambientes tradicionais, com expertise em gerenciamento de nuvens híbridas, assegurando os benefícios da jornada na nuvem.

 

Conseguimos conectar toda uma malha de conexão, permitindo conectar não só nossos clientes, mas também os clientes dos nossos clientes em seus data centers. Todo cliente que está ou deseja chegar no data center da TIVIT poderá estar interconectado às 3 principais nuvens públicas do mercado e a nuvem TIVIT com redundância nativa e banda compartilhada. 

 

Case de Sucesso CREDZ:

 

A CREDZ é um cliente da TIVIT e seu principal desafio foi fazer a migração com o ambiente 100% online, sem indisponibilidade. O processo deu certo principalmente devido a colaboração e sinergia entre equipes das 3 empresas: TIVIT, CREDZ e AWS. Nesse caso, foi utilizado um modelo lift-and-shift customizável e atualizado, onde a TIVIT entendeu a necessidade da CREDZ e adequou o processo de migração, alcançando o sucesso no final do projeto com a satisfação do cliente.

 

Diferenciais e benefícios da TIVIT:

 

A TIVIT está presente com operações em 10 países da América Latina, com um time técnico de aproximadamente 2.500 profissionais em Cloud Solutions e Digital, cerca de 100 profissionais certificados em nuvem pública, mostrando sua evolução para melhor atender os seus clientes de Cloud.

 

  • Abrangência de portfólio: Expertise nas camadas de infraestrutura, cloud, plataformas e soluções digitais, que permite atuar em todo o ciclo da maturidade digital;
  • Time robusto: mais de 2.500 profissionais atuando em Digital e em Cloud. Cerca de 100 profissionais certificados nas diversas tecnologias em nuvem;
  • Trusted Advisor: Equipe de especialistas com consultores, engenheiros, arquitetos que entregam a melhor solução para o negócio;
  • Híbrido de verdade: Experiência comprovada em ambientes híbridos para resolver desafios de TI e Negócios.

 

Nosso time de Professional Services trabalha basicamente com 4 pilares:

 

  • Assess – Definindo, validando e planejando a sua estratégia na nuvem;
  • Migrate – Migrando e modernizando sua infraestrutura para tirar vantagem na nuvem;
  • Optimize – Aumentando o valor da nuvem com redução de custos e adoção de PaaS;
  • Transform – Transformando seu negócio com arquiteturas “cloud native” e modernização de aplicações.

 

A TIVIT está estruturada para atender todos os tipos de migrações em diversos nichos de mercado, propondo soluções eficientes para seus clientes de acordo com seu objetivo e cenário que se encontram.

 

Confira também: Inovação aberta

Conteúdos Relacionais