Muito se fala sobre a importância da tecnologia e da inovação nos negócios e como softwares qualificados ajudam empresas a elevar seus resultados. No entanto, para alguns gestores, é difícil perceber as mudanças tangíveis dessa iniciativa em setores como o RH. Você pode estar se perguntando: afinal, por que vale a pena implementar um sistema na área e quais são as vantagens do RH digital?
A resistência e o ceticismo em relação à modernização do setor são tais que uma pesquisa da Kenoby mostrou que apenas 19% dos profissionais de RH acreditam que a área é tecnológica e automatizada. No mais, o levantamento também assinalou que apenas 37,5% das empresas analisadas enxergam a adoção de tecnologias para o RH como prioridade.
Em plena era da transformação digital, manter uma atitude relutante e não priorizar tecnologias como o RH digital são condutas preocupantes, especialmente em um cenário dinâmico e competitivo, no qual as tendências e demandas mudam rapidamente. Digitalizar o RH é, mais do que nunca, estar alinhado com o futuro e preparado para se adaptar às flutuações do mercado.
Pensando nisso, neste post, listamos as principais vantagens do RH digital para você entender por que sua empresa definitivamente precisa dessa ferramenta para crescer. Continue a leitura!
Uma das vantagens do RH digital mais expressivas é o ganho de tempo, algo que é característico de ferramentas de automação. O tempo é um ativo cada vez mais raro no mundo de hoje. Empresas que desejam ter um RH estratégico precisam que suas equipes estejam livres de tarefas burocráticas para se dedicar ao planejamento e execução de ações que vão contribuir para a evolução do setor.
Logo, contar com um sistema que automatize tarefas repetitivas, como conferência e validação de documentos e gestão de folha de pagamento, faz toda a diferença no desempenho do setor. Com as ferramentas que existem hoje em dia, o RH não precisa continuar sobrecarregado de processos lentos e trabalhosos.
Em vez disso, os profissionais podem, de fato, concentrar-se em assuntos táticos que vão gerar mais valor para os colaboradores e trazer resultados para a empresa, como criação de treinamentos, melhores programas de carreira, aprimoramento de processos de seleção para identificar e reter talentos, entre outras tantas iniciativas importantes.
Em um gancho com o tópico anterior, o ganho de agilidade e produtividade é possível com a automação de tarefas. Empresas que querem inovar precisam substituir tarefas manuais por processos mais inteligentes e otimizados.
Se é possível realizar um procedimento em poucos cliques, dentro do sistema, com maior eficácia e menores índices de erros, por que não investir na tecnologia? O RH digital somente contribui para trazer mais padronização, controle e fluidez para toda a organização.
Outra grande vantagem do RH digital é permitir centralizar e integrar dados. Não podemos deixar de considerar que o mundo vem se tornando cada vez mais digital à nossa volta.
Sistemas federais, como a plataforma eSocial, envio de documentos fiscais, negociação com fornecedores, tudo hoje em dia pode, basicamente, ser feito pela internet. Portanto, não faz sentido ficar para trás nessa tendência.
O RH digital tem funcionalidades que possibilitam a comunicação direta com sistemas internos e externos, o que facilita o envio de documentos e dados. Por exemplo, é muito mais simples enviar as folhas de ponto e demais informações para o financeiro por um programa que, por sua vez, integra-se diretamente com o sistema bancário. Isso é muito mais eficiente e prático.
Continuando a lógica do item acima, o RH digital facilita a integração da empresa com diversos sistemas externos. Isso significa que ele concentra, em uma só ferramenta, os dados cruciais do setor. No software, todos os processos, documentos e informações sobre os colaboradores estão consolidados, o que simplifica muito a consulta, o acompanhamento de tarefas e a análise de dados.
Identificar e solucionar um erro ou pendência se torna uma ação muito mais acessível, visto que todas as tarefas podem ser visualizadas de uma vez só, o que traz mais clareza e transparência para a área como um todo.
No mais, não podemos deixar de ressaltar a importância de ter dados consolidados à mão na era data driven em que vivemos. Pelo sistema, gestores podem facilmente verificar índices como absenteísmo, atraso nas entregas, produtividade e outros indicadores que serão valiosas fontes de informação para um planejamento estratégico e tomadas de decisão.
A redução de custos é uma atraente vantagem do RH digital que pode ser percebida de diversas formas, por exemplo:
Além desses tópicos, vale lembrar que o RH digital facilita o trabalho remoto. Durante a pandemia, foram muitas as empresas que migraram suas operações para um formato totalmente remoto e, com isso, perceberam uma impressionante redução de gastos com material, aluguel de escritórios, energia, etc.
A TIVIT é uma empresa líder de mercado em soluções para preparação e gerenciamento de documentos digitais. O Enterprise Content Management é uma ferramenta modular, integrada e flexível, desenhada e implantada de forma personalizada, de acordo com as necessidades do cliente.
Nela, a gestão de conteúdos e documentos da empresa é feita de forma rápida e com toda segurança. Por se tratar de um sistema robusto e com armazenamento na nuvem, ele permite a guarda, organização e acesso de documentos eletrônicos, garantindo a integridade das informações.
As vantagens do RH digital e da tecnologia nos negócios são muitas. O potencial de ferramentas inteligentes para agregar valor a uma instituição é enorme, contribuindo para alavancar resultados. Assim, não fique por fora dessa tendência e dê esse passo para modernizar sua empresa!
Quer se aprofundar mais no assunto? Clique na imagem abaixo e leia nosso ebook sobre RH digital.