Escrito por: TIVIT

Você pode ter ouvido muitos elogios sobre uma determinada plataforma ou outra, mas sabe mesmo quais são os pontos positivos e negativos de cada uma delas e como isso pode impactar o dia a dia de trabalho da sua equipe? Fazer um comparativo do Microsoft Azure com outras ferramentas, por exemplo, pode ser um primeiro passo importante para definir metas e estratégias dentro da sua empresa.

 

Afinal, será que o Azure é melhor para a sua equipe que o Google Cloud Platform? Ou é melhor apostar na estrutura da AWS? O que acha de tirar todas essas dúvidas e entender, de uma vez por todas, qual estratégia pode ser ideal para as necessidades e objetivos da sua empresa? Como falamos ao longo deste artigo, o conceito de multi-cloud tem se tornado cada vez mais importante, não é mesmo?

 

E entender como o Microsoft Azure se comunica e integra com outras soluções em nuvem é fundamental. Continue a leitura deste artigo para conferir o comparativo do Azure com outras soluções para uso profissional!

Azure x Google Cloud Platform

Assim como o Microsoft Azure, o Google Cloud Platform apresenta características e conceitos bastante parecidos, porém, existem algumas diferenças que os profissionais devem compreender quando começam a criar suas arquiteturas.

 

O Microsoft Azure trabalha sob os conceitos do modelo Azure Resource Manager (ARM), em que há uma integração na camada de gerenciamento que permite a realização de atividades como criação, exclusão e atualização de novos recursos, assim como o uso de deployments por meio do conceito de infraestrutura como código.

 

Outro ponto importante sobre o Azure está relacionado à gestão de assinaturas e contas. No Azure é feita a administração por meio da hierarquia de recursos, similar ao conceito do Google Cloud Platform (GCP), no qual a hierarquia é exibida com pastas e projetos.

 

As duas plataformas têm diversos serviços equivalentes, muitas vezes, bastante similares. Em muitos casos, há uma diferenciação não só da nomenclatura, como de features presentes em cada serviço. Segue abaixo alguns exemplos destas diferenças:

 

azure1

azure11

Azure x AWS

Tanto como a AWS (Amazon Web Services), o Microsoft Azure tem uma gama de serviços que atendem diversas características de negócios. Existem diferenças na camada de gerenciamento, computação, segurança, administração de recursos, entre outros pontos importantes que precisam ser compreendidos que diferenciam bastante a rotina do profissional que lida com AWS em relação ao Azure.

 

Na AWS, uma account é o local em que ficam todos os recursos que foram criados, desde contas de armazenamento S3 como serviços de banco de dados como o RDS. Por meio das accounts é que são realizadas a gestão de toda organização.

 

Já no Azure, também utilizamos o conceito de accounts, porém, os recursos, tais quais máquinas virtuais ou contas de storage, ficam vinculados a uma subscription, embaixo de uma account.

Já quando falamos sobre gerenciamento de recursos, tanto no Azure como na AWS o conceito também se aplica, com algumas pequenas diferenças. O conceito de ambos é para gerenciamento dos recursos, porém, no Azure um recurso só pode ser vinculado a um único grupo, já na AWS é possível vincular um recurso em mais de um grupo.

 

Outro ponto importante é sobre os serviços disponíveis em cada cloud provider. Há uma diferença tanto na nomenclatura como em algumas características de computação ou funções de cada serviço.

 

azure2

azure22

TIVIT e Azure

A TIVIT é uma multinacional brasileira de soluções digitais com operações em dez países da América Latina. A companhia apoia seus clientes na evolução de seus negócios por meio de soluções digitais divididas em quatro linhas de negócios: Digital Business, Cloud Solutions, Digital Payments e Technology Platforms.

 

Presente no mercado há mais de 19 anos, a companhia investe em ofertas de tecnologias emergentes, soluções digitais e serviços baseados em nuvem híbrida para apoiar as empresas em seus desafios de negócios. E um dos serviços oferecidos pela TIVIT é o suporte para migração entre nuvens, com uma experiência ampla em ferramentas como o Microsoft Azure.

 

Agora que você já tem mais informações em mãos, o que acha de tomar uma decisão?

Independentemente da sua escolha, nós aqui da TIVIT oferecemos as soluções completas em nuvem para o que a sua empresa precisa! Qualquer que seja a necessidade, encontre a resposta nas Soluções de Cloud da TIVIT!

Conteúdos Relacionais