O licenciamento de software pode representar uma parcela significativa dos custos totais ao trabalhar com cargas de trabalho Microsoft na nuvem. Negligenciar essa questão pode fazer com que as corporações desperdicem dezenas de milhares de dólares todos os anos.
Aproveitar melhor os modelos de licenciamento otimizando os custos é um grande desafio para os arquitetos de solução ao desenharem soluções de migração de cargas de trabalho Microsoft para nuvem AWS.
A AWS oferece várias maneiras de otimizar os custos de licenciamento Microsoft em sua plataforma, permitindo que as empresas aproveitem melhor os modelos de licenciamento e otimizem seus custos.
Neste artigo, veremos algumas dicas para reduzir os custos de licenciamento Microsoft na AWS.
O BYOL, ou Bring Your Own License, se você já possui licenças de softwares da Microsoft, pode trazer suas próprias licenças para a Nuvem AWS (nos termos da licença da Microsoft). Isso permite que você use suas licenças perpétuas atuais e prolongue o ciclo de vida do software sem custos de hardware adicionais.
Em alguns cenários híbridos a aquisição de licenças com possiblidade de uso no ambiente on-premisse e nuvem pode ser uma alternativa de otimização no uso das licenças.
A AWS oferece opções de licenças incluídas para alguns produtos da Microsoft, como o Windows Server e o SQL Server. Com essas opções, o custo do licenciamento está incluído no preço da instância EC2 ou do banco de dados RDS. Por se tratarem de produtos que você paga pelo uso é possível reduzir os custos de licenciamento, principalmente, com cargas de trabalho temporárias.
A AWS oferece duas opções de licença incluídas para o SQL Server:
Ao otimizar o uso de recursos, você pode reduzir a quantidade de recursos de computação que precisa, o que pode levar a uma redução nos custos de licenciamento.
Aproveitar melhor os modelos de licenciamento otimizando os custos é um grande desafio para os arquitetos de solução ao desenharem de cargas de trabalho Microsoft para nuvem AWS.
Com mais de 2000 bases SQL Servers e mais de 3000 servidores Windows Server em gerenciamento atualmente a TIVIT apoia seus clientes na migração e gerenciamento de serviços para nuvem AWS.
A TIVIT é uma multinacional brasileira que conecta tecnologia para um mundo melhor. Com 25 anos de atuação e operações em dez países da América Latina a TIVIT foi avaliada na posição de Leader em 12 quadrantes diferentes no ISG (Information Services Group) Provider Lens Next-Gen Private/Hybrid Cloud 2022 e 2023.