Escrito por: TIVIT

Os cloud brokers estão ajudando empresas a reduzirem gastos e agilizarem seus processos. Isso comprova, mais uma vez, a eficácia dos serviços na nuvem. Mas o que vem a ser um cloud broker? O termo “broker” já é conhecido no mundo dos investimentos financeiros por causa do “home broker”.

Vale a pena se aprofundar um pouco mais sobre sua atuação. Neste artigo, aproveite para conferir em que consiste o cloud broker e como ele pode ajudar a corrigir serviços na nuvem, melhorando os processos digitais!

O que é cloud broker?

Cloud broker (corretor na nuvem) é uma empresa que intermedia os serviços entre um provedor de serviços e o cliente final. Logo, em vez de disponibilizar a infraestrutura, o cloud broker faz a mediação dos contratos de provedores e serviços que vão ser alocados.

No mercado imobiliário, o corretor é o profissional que compreende as necessidades do cliente em relação ao imóvel que pretende comprar: localização, preço, tipo de imóvel. Baseando-se nessas informações, ele encontra as opções que mais se ajustam ao perfil da pessoa.

Quando se trata de universo digital (TI e computação na nuvem), o cloud broker companies se propõe a conhecer a fundo o contexto da empresa à qual oferece consultoria, incluindo a infraestrutura no desenvolvimento de softwares, a fim de oferecer as soluções mais adequadas em relação aos serviços na nuvem.

A finalidade é reduzir os obstáculos durante a contratação de serviços cloud por causa de questões de insegurança, falta suficiente de conhecimento e falta de capacidade para gerenciar o processo de migração e pós-migração.

O que é a mediação do cloud broker para serviços na nuvem?

O broker (corretor) atua como um agente facilitador. Ele ajuda na migração, implantação treinamento para a aplicação de novas soluções.

O cloud broker envolve todas as etapas, não somente as técnicas, mas a etapa de contratação, oferecendo proteção jurídica, centralizando os contratos, oferecendo conhecimento mais robusto sobre informações SLA (níveis de serviço contratado), dimensionamento, disponibilidade e outros.

Como o cloud broker atua corrigindo problemas?

Entre as possibilidades de atuação do corretor na nuvem, destacamos duas frentes:

  • fornecimento de estrutura híbrida;
  • implementação de sistemas multicloud.

No primeiro caso, o provedor trabalha usando tecnologias anteriormente usadas, como os servidores físicos, e utiliza a nuvem com a finalidade de alocar volume mais recente de dados.

Essa frente possibilita o balanceamento da carga, que consiste no balanceamento da carga, ou seja, o direcionamento do tráfego de um website ou o armazenamento de arquivos para servidores remotos ou locais. Assim, não é necessário migrar para a nuvem de uma vez só, o que permite o aproveitamento de investimentos em sistemas já instalados.

No caso de sistemas multicloud, a empresa acompanha a tendência de cenários cada vez mais integrados e, ao mesmo tempo, sem centralização geográfica.

O cloud broker usa seus conhecimentos a respeito dos diferentes serviços de armazenamento cloud, incluindo os microsserviços, para sugerir à empresa o que é melhor em cada setor. Pode assim atuar sobre a reestruturação completa da Tecnologia da Informação da organização.

Como se desenvolve o processo do cloud broker?

A corretagem de serviços na nuvem (Cloud Services Brokerage, CSB) tende a melhorar a experiência do usuário. O corretor pode orientar a empresa sobre os melhores serviços que se ajustem às necessidades do cliente. Para tanto, ele avalia três critérios:

Agregação

A proposta é buscar, mediante minuciosa análise, as melhores funções de cada serviço em nuvem. Além disso, existe a intenção de fornecer um serviço integrado, que combine todas as ferramentas usadas.

O cloud broker mostra as melhores funções que os diferentes provedores oferecem. Desse modo, a empresa consegue plicar apenas o que precisa em cada projeto.

É uma análise que também considera os custos. O corretor na nuvem de empresas se apresenta como alguém que agrega serviços a preços satisfatórios.

Integração

A CSB oferece serviços para produzir e armazenar dados em processos sempre mais integrados. É uma integração que dinamiza as atividades do dia a dia, tornando-as mais produtivas.

Por meio de um painel de controle (dashboard), é possível integrar e monitorar o desempenho de todas as ferramentas e ações, incluindo pagamento e conformidade fiscal, que garante a adimplência da empresa frente aos seus fornecedores e sua regularidade perante o governo.

Personalização

A maior parte das empresas que atuam com CSB comercializa pacotes de serviços customizados obriga o cliente a contratar uma série de ferramentas desnecessárias apenas para acessar o que realmente é relevante.

O cloud broker soluciona problemas, disponibilizando personalização para aqueles pacotes de serviços que a organização contratou.

O corretor contrata diferentes planos de provedores diferentes, oferecendo individualmente recursos para cada cliente. Isso permite que a empresa use apenas o que ela precisa naquele momento.

Quais são as vantagens do cloud broker?

Na era digital, é necessário ter uma estratégia abrangente na nuvem a fim de permanecer ágil e inovador à medida que você escala. Embora existam inúmeras razões para trabalhar com um agente de serviços na cloud, podemos destacar pelo menos quatro vantagens relevantes de ter o auxílio deste profissional:

Redução de gastos

O cloud broker companies é especializado em identificar as soluções mais importantes para a empresa, considerando aspectos financeiros e referentes à performance.

O corretor agrega serviços de provedores variados em apenas uma interface, de forma orgânica, para disponibilizar um custo-benefício mais vantajoso para o negócio.

Sem a correta análise, a empresa tende a acumular prejuízos ou adotar soluções erradas no processo de migração para a nuvem.

Adaptabilidade

Um cloud broker disponibiliza uma lita de soluções que mais se adequam às demandas da empresa, levando em conta a confiabilidade, a segurança e o desempenho.

Cada empresa apresenta seu próprio contexto. Logo, soluções que podem ter funcionado em cenários diferentes podem não servir para seu negócio.

O cloud broker facilita uma migração mais estratégica porque faz um levantamento das tecnologias e das condições necessárias para essa mudança, aproveitando o custo-benefício mais atrativo.

Manutenção, segurança e suporte

Um contrato de nuvem administra serviços de monitoramento, gerenciamento e prazos de resposta que se ajustem às solicitações de suporte.

O corretor ainda é responsável pelo contrato da empresa com o provedor ou com os provedores. Assim, as cláusulas do contrato devem ser obrigatoriamente cumpridas, ainda que as empresas fornecedoras que estão sediadas fora do país. Trata-se de um serviço de cloud access security broker, ou seja, um serviço de segurança que confere proteção jurídica.

O cloud broker é uma solução que também permite à empresa-cliente focar mais em seu próprio negócio, deixando a cargo do corretor o trabalho de pesquisar e selecionar as melhores soluções, conforme seu perfil.

O que achou do post? Já está fazendo a transição para a nuvem? Essa é uma tendência de toda empresa moderna que deseja se manter sempre inovadora e competitiva. Depois de conhecer melhor a CSB, aproveite e confira 6 dicas para você considerar quando seu negócio migrar para a nuvem!

Conteúdos Relacionais