Escrito por: TIVIT

 

As pessoas mudaram a forma de interagir e utilizam múltiplos canais em suas relações cotidianas.

 

As empresas precisam acompanhar esta mudança de comportamento e estar presente nos mais diferentes canais de contato. Para atender essa nova demanda, mais uma vez, estão apostando na tecnologia como forma de criar diferenciais. A chegada e posterior popularização dos bots vem trazendo um novo dinamismo para o relacionamento empresarial, aproximando estes elementos e dando mais força aos esforços de fidelização.

 

A aplicação desta ferramenta é criteriosa: são feitos estudos das personas, para definir as características de linguagem do bot para gerar identificação e empatia por parte do cliente. Assim, todos os diálogos entre clientes e empresas ficam mais naturais e refletem o tipo de comunicação eficaz para o público da empresa.

 

Como um dos mais populares recursos de inteligência artificial, os chatbots ganham cada vez mais adeptos e, dessa forma, conquistam seu espaço entre canais de comunicação instantânea, sobretudo em redes sociais e portais, pois os chatbots são assistentes virtuais que interagem e proporcionam respostas automáticas a partir de fluxos de conversa pré definidos, com atualizações periódicas para mantê-los sempre fluentes e capazes de proporcionar a melhor experiência possível.

 

Esses robôs estão ganhando espaço estratégico, pois um chatbot pode atender aos clientes através de canais de comunicação instantânea como Facebook, Skype, Telegram, WhatsApp, WeChat, App Mobile, Chat Online e Kik Messenger, em separado ou conjuntamente no relacionamento multicanal. Com uso de machine learning, eles são capazes de aprender constantemente e se aprimorar. Muitas empresas acreditam que os chatbots, quando utilizados de maneira inteligente, vão ajudar no aprimoramento da interação entre pessoas e marcas.

Flexibilidade e escalabilidade

A base do sucesso deste produto é sua capacidade de simular conversas humanas (texto ou áudio) com seus clientes. Graças à tecnologia que os capacita, os assistentes virtuais podem se comunicar em linguagem natural e até mesmo falar vários idiomas. Por causa de sua versatilidade, os chatbots foram integrados em uma variedade de modelos de negócios, permitindo que hoje eles executem atividades operacionais, e deixando o colaborador que se dedicava a este posto, a ocupar-se com atividades mais estratégicas.

 

Além disso, um importante fator de sucesso do chatbot é a possibilidade de ser facilmente ajustado para vários meios e finalidades, com ajuste simples e rápido por parte dos fornecedores das soluções, de modo que a empresa recebe um produto testado e ajustado à sua realidade.

 

Assim, o relacionamento omnichannel é irreversível e os chatbots vêm se destacando neste cenário, pois esta tecnologia tem a capacidade de responder de forma instantânea todas as solicitações independente do canal de forma consistente.

 

O omnichannel, que é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores, em uma experiência fluída, harmoniosa e cativante para o consumidor.

 

A sobrevivência de qualquer negócio, seja no varejo ou na área de serviços, estará na transição definitiva da comunicação com os clientes para os canais digitais, ou seja, no relacionamento omnichannel. Com o avanço da Inteligência Artificial, qualquer canal digital de relacionamento será considerado um meio para coleta de informações sobre os clientes.

 

Adotar o chatbot na sua empresa é uma ação inteligente por parte do gestor, pois permitirá agilizar processos, otimizar o dia a dia e melhorar a experiência do cliente com sua marca. Quando bem implementada, essa solução irá revolucionar o atendimento, tornando-o mais moderno e trazendo maior vantagem competitiva para o seu negócio.

 

{{cta(‘1dee5fc1-8735-4789-93f6-c413e42ba3b9’)}}

Conteúdos Relacionais