Diante de um momento onde a transformação digital começa a se tornar realidade, as empresas buscam soluções que otimizem processos, integrando a tecnologia ao dia a dia para disponibilizar interações com mais agilidade e inteligência em diversos setores, como: varejo, manufatura, saúde, segurança.
Neste cenário o vídeo analytics entra com muitos dispositivos coletando e registrando dados, como câmeras que já estão espalhadas por todos os cantos do mundo e que geram petabytes de dados. Afinal, como isso contribui para o seu negócio? Entenda neste artigo.
Podemos dizer que Vídeo Analytics é a composição de dados providos por uma câmera e analisados em tempo real por um software que, de acordo como foi instruído, extrai dados e os analisa, ou de forma resumida, possibilita uma vigilância inteligente.
Uma câmera pode conter conteúdo fundamental para justificar, prevenir, entre outros casos, eventos de segurança, por exemplo. Quando combinamos imagens + deep learning + estatística cria-se o Vídeo Analytics, capaz de avaliar comportamentos, sentimentos, identificar pessoas, etc. Esses algoritmos são dos mais diversificados, mas sua atuação, de forma geral, pode ser classificada dentre: detecção de objetos, reconhecimento facial, segmentação de imagens, identificação de poses, etc.
No futuro, quase 80% dos conteúdos da internet serão em formato de vídeo. Isso fomenta uma nova perspectiva. Usando Vídeo Analytics, uma empresa será capaz de saber se um cliente que acabou de entrar na loja está feliz ou perdido, definir gênero e sua faixa etária.
Outra aplicação está nas empresas, garantindo a segurança tanto de seus funcionários quanto dos passivos.
A abordagem antiga nesse quesito era ineficaz, impossibilitando alguma tomada de decisão em tempo real, geralmente analisada por uma pessoa conferindo o vídeo apenas posteriormente, fora que também há o descarte de muitos dados já que a análise desses vídeos respeita o seguinte ciclo: analisar, apagar.
Informação é valor, isso justifica o porquê da proliferação do uso do Vídeo Analytics, pois traça perfis, monitora e analisa. E esses dados podem ser utilizados para ações de marketing, expansão de público alvo e inovação interna.
Toda nova tendência leva tempo para cobrir o grande público, mas estima-se que já hoje este é um mercado que movimenta 4,9 bi USD e que me 2025 estima-se um valor de 11,7 bi.
Você consegue identificar o número de clientes que entram em sua loja por dia? Qual o horário tem mais acesso? O fluxo em sua maioria é de homens ou mulheres? Qual a faixa etária do público? Essas são algumas das perguntas que o Video Analytics é capaz de responder, calculando o número de pessoas em um dado ambiente, além de também poder avaliar seu sentimento através de sua expressão facial. Com as câmeras agora tendo um propósito, essas propiciam a empresa novas formas de organizar seu negócio, modelar novas estratégias para atingir o público alvo, etc.
Você consegue identificar quanto tempo seus clientes esperam em uma fila? O tempo de espera do cliente é um fator totalmente correlato com sua satisfação. Por meio do Video Analytics é possível calcular o tempo de espera de cada uma e o tempo que a funcionária leva para atender apenas um cliente. Com esses dados, se tem mais confiança para agir em prol de melhorar a qualidade de serviço aos clientes.
Os responsáveis por vigiar as imagens das câmeras de segurança podem se perder entre tantas telas monótonas. Em ambientes de extrema necessidade de vigilância – por exemplo, joalherias, lojas de artigos de luxo, bancos, etc. – são importantes mais que dois olhos, como também inteligência e rápidas tomadas de decisão. Com o Video Analytics, alertas podem ser enviados cada vez que a câmera registrar uma situação anormal.
Contagem e controle de qualidade feito em produtos gerados por processos automatizados é outro ponto onde o Vídeo Analytics traz ótimos resultados. Manter os processos o mais automatizado possível reduz custos e melhora a qualidade dos produtos. Contagem e controle de qualidade fazem toda a diferença nesse cenário.
Uma forte atuação não propriamente em vídeo, mas sim em imagens, é a análise de imagens médicas através de modelos de deep learning para avaliação de quadro com precisão melhor que a de um especialista humano. Dentre as aplicabilidades com câmeras, podemos citar o controle de pacientes, onde câmeras auxiliam a identificá-los caso necessitem de auxílio do time de enfermagem com mais urgência.
Vídeo Analytics já é uma realidade e, em questão de pouco tempo, trouxe um novo sentido para as câmeras do seu negócio em conjunto com todos os dados gerados por ela. A adaptação é compulsória e extrair dados inteligentes e automatizar processos são aspectos que darão vantagem competitiva a todos aqueles que decidirem, agora, iniciar os processos adaptativos, absorvendo estas novas tecnologias de Inteligência Artificial, para colher, ou continuar colhendo, de um futuro promissor.