Falar sobre inteligência artificial se tornou rotina para muitos profissionais e amantes de tecnologia. Com o surgimento e modernização de recursos tecnológicos, o tema vem ganhando bastante notoriedade e sendo o assunto principal dentro de várias empresas.
E não poderia ser diferente. Os benefícios que a IA promovem são grandes, impactando a lucratividade nos negócios e facilitando a vida das pessoas em vários processos do dia a dia.
Foi sobre esse assunto que Fábio Domingues, Diretor de Operações de TI da TIVIT, abordou em sua palestra realizada no dia 4 de abril de 2023, na RPA + IA Expo, um evento paralelo da Feira Digital Expo.
Continue a leitura e veja os principais temas abordados durante a palestra.
ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. O software é capaz de interagir com humanos, fornecendo soluções em texto para diversos tipos de questionamentos.
A tecnologia pode ainda criar histórias, dar conselhos, resolver problemas complexos de matemática, escrever códigos de programação e muito mais. Tudo isso de forma fluida e natural.
Mas, como o ChatGPT faz tudo isso?
O sistema da OpenAI é treinado por meio do aprendizado de máquina (machine learning), ou seja, um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.
Neste caso, o ChatGPT tem acesso a uma biblioteca de textos disponível na internet. A partir da coleta e organização do conteúdo, o robô elabora repostas lógicas com base naquilo que já foi publicado online.
Porém, mesmo trazendo muitos benefícios, tanto avanço pode impactar negativamente alguns setores.
O South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo que aconteceu em março de 2023, trouxe várias sessões para discutir o impacto e aplicações nas mais diversas áreas de negócios que a Inteligência Artificial generativa poderia afetar.
O principal questionamento foi o quanto essa tecnologia vai afetar a rotina e os empregos.
Os benefícios da Inteligência Artificial vão muito além de resolver problemas matemáticos, fazer atendimento ou construir histórias.
Durante a palestra, Fábio Domingues trouxe vários cases de sucesso que mostram como a IA foi essencial para a construção de próteses que imitam movimentos de membros reais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento de um sistema com 97% de precisão na detecção do câncer de mama.
Um outro case muito interessante, foi o de um argentino de apenas 20 anos que desenvolveu uma ferramenta de IA que interpreta a língua de sinais. Um grande avanço para a inclusão digital de pessoas com deficiência auditiva, por exemplo.
Além dos cases apresentados durante a palestra, existem vários outros que mostram as diversas possibilidades que a IA pode trazer para proporcionar elevada qualidade de vida para as pessoas.
Como uma empresa de tecnologia que pensa no futuro de seus clientes, a TIVIT desenvolveu a IVI, uma assistente virtual capaz de automatizar processos e melhorar a experiência de uso do cliente final.
A IVI faz parte do serviço de Digital Workplace, que traz várias possibilidades para o negócio, entregando os principais elementos da interação humana. Ela está disponível em 6 idiomas: português (BR), inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.
Em parceria com o time da CI&T do Brasil, a TIVIT apoiou o desenvolvimento da Riley, uma ferramenta de IA a ser utilizada pelas pessoas com deficiência auditiva e visual dentro da empresa.
Ao todo, foram mais de cinco mil colaboradores impactados, dentre eles mais de 100 pessoas com deficiência auditiva e visual. A IA trouxe benefícios para a CI&T como: maior acessibilidade aos recursos tecnológicos, orientação simples e padronizada, agilidade nas rotinas e ganho operacional.
A jornada do desenvolvimento da IA possibilitou que as próprias pessoas com deficiência realizassem os testes da Riley, incluindo principalmente quem realmente faz parte do público.
Jean, desenvolvedor da CI&T, foi um dos que participaram dos testes da IA e, segundo ele, “ter participado dos testes foi legal e saber que temos um chatbot para consultar informações de TI, RH, Facilites nos ajuda muito.”.
A inteligência artificial está se tornando essencial não só para as empresas, mas também para a população em geral.
Dentro do ambiente corporativo, ela pode agilizar e automatizar processos, ser uma grande aliada para garantir a segurança dos colaboradores, facilitar a inclusão digital e assegurar a integridade dos dados coletados. Já para as pessoas em geral, pode melhorar a qualidade de vida, ajudando na prevenção de doenças e apoiando a construção de máquinas e até membros corporais que simulam movimentos reais.
A TIVIT é uma empresa comprometida com a diversidade e inclusão e acredita que a adoção da tecnologia contribui para a transformação, inovação e inclusão digital.
Em 2022, retomou as ações da área de Diversidade & Inclusão, que tem trabalhado dentro de cinco pilares de diversidade: Raça, Gênero, Pessoas com Deficiência, Gerações e LGBTQIAPN+.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as tecnologias da TIVIT, entre em contato com nossos especialistas clicando neste link.
Confira também: Vantagens do metaverso