É impossível pensar em tecnologia e indústria 4.0 sem incluir os potenciais da nuvem. Afinal, essa ferramenta passou de um mero espaço para guardar arquivos para um lugar de ação. Com a economia e muitas formas de trabalho se voltando cada vez mais para o digital, exigindo agilidade, flexibilidade e adaptação das empresas ao cenário atual, a tendência é que investimentos no setor cresçam muito nos próximos anos. O estudo Whole Cloud Forecast, do IDC, prevê que gastos relacionados a serviços de nuvem irão ultrapassar 1,3 trilhões de dólares em 2025. Somente no Brasil, a previsão do IDC para 2021 era de 3 bilhões de dólares em gastos em infraestrutura e plataforma em nuvem pública, um aumento de 46,5% em relação ao ano anterior.
Com a ideia de Software as a Service ou SaaS, tem-se o melhor das ferramentas, sem a necessidade de abrigar em um sistema físico. Porém, isso ainda precisa ser gerenciado de alguma forma e é aí que temos Cloud Managed.
Para explicar como esse serviço funciona e de que forma a TIVIT o disponibiliza a partir de toda sua expertise e background técnico, conversamos com o Gerente de Portfólio Cloud, Marcos Mauricio Oliveira Domingo. Confira!
Cloud Managed é um serviço de gestão de TI. Ele tem o objetivo de controlar e manter operantes as soluções em nuvens das empresas. Sendo assim, monitora a capacidade dessas ferramentas, além de encontrar soluções para os problemas de gerenciamento, controlar os custos de consumo e garantir que as aplicações do negócio estejam sempre disponíveis e performando de forma adequada aos usuários.
Marcos aponta que ter uma operação de Cloud Managed Services profissional é um diferencial, pois os sistemas ou aplicações da empresa passam a contar com elevadíssimos níveis de acesso sem a necessidade de uma grande modificação nos equipamentos. Além disso, fornece mais assessoria, aumenta o desempenho e garante menos erros ao negócio. Também é fundamental para a transição da gestão para um sistema em nuvens.
A tecnologia dominando a maneira como o trabalho é desempenhado, consequentemente, afeta a busca por soluções que consigam atender às novas necessidades. Até porque, o digital oferece uma agilidade e onipresença que precisa ser sustentada se a empresa quer garantir a sua longevidade.
Portanto, à medida que o mercado evolui, as soluções em nuvem também passam por transformações que visam melhorar suas condições. O impacto desse serviço ocorre em diferentes regiões geográficas e de segmentos de indústrias (financeiro, saúde, varejo etc.).
Marcos destaca que muitos dos novos serviços não se restringem a soluções em nuvem pública, ainda que seja neste tipo o crescimento mais constante. No entanto, existe e continuará existindo demanda para soluções em nuvens privadas.
Nesse sentido, a visão da TIVIT é de adoção de uma verdadeira nuvem híbrida (True Hybrid Cloud), onde os clientes podem unir o melhor das soluções de nuvem pública e privada em benefício dos seus negócios.
É inegável o poder da tecnologia para as empresas, aplicações ou sistemas. Ela é uma base para as operações e, por muitos anos, estava presa aos espaços físicos. Por exemplo, se você queria ter um software de gerenciamento, precisava instalá-lo em um computador. Até mesmo, se queria repassar um arquivo específico precisava guardá-lo em uma mídia física.
A nuvem trouxe uma nova visão, mas também representou um processo natural de evolução na forma como os sistemas trabalham. Com a possibilidade de compartilhar e usar ferramentas sem precisar tê-las em seu computador, surgem novas facilidades, caminhos, alternativas.
Domingos destaca inclusive que, nos últimos anos, novos sistemas nasceram com a vocação de nuvem (Cloud first). Isso não só atinge ferramentas, como até a própria forma de consumo, que passa a ser baseada nessa solução: serviços de vídeo, música, compartilhamento de informações, mídias sociais são todos baseados em aplicativos que nasceram para utilizar os recursos de nuvem em escala global.
Marcos destaca que, com a pandemia, tudo passou a acontecer mais no ciberespaço. A COVID-19 acelerou o crescimento em dois aspectos:
Esse é um serviço fundamental para o gerenciamento de diferentes tipos de sistemas em nuvem. Para uma empresa, não basta só investir em armazenamento, a verdade é que conforme ela cresce e pretende estar mais competitiva no mercado, ela buscará por outros serviços que ajudem a ter uma eficiência maior.
No entanto, pode ser difícil administrar tudo isso. O Cloud Managed é esse intermediário entre o usuário e o que ele precisa. Mas mais do que isso, garante muitos benefícios, como:
Para completar, Marcos ainda destaca que o conceito de nuvem é a utilização quando e por quanto tempo for necessário, pagando somente pelo consumo efetivo. Atualmente ela é utilizada de forma muito mais prática e baseada em codificação (software), evitando investimento de aquisição de equipamentos, tempo e recursos para instalação e preocupações com o crescimento.
A TIVIT, como um provedor de serviços gerenciados em nuvem, conta com várias credenciais que nos tornam uma referência no mercado de nuvem, desde expertise em tecnologia e operações de missão crítica de negócio a profissionais capacitados e certificados nos principais provedores de nuvem.
Oferecemos serviços que vão além do Cloud Managed: são a soluções de fornecimento de nuvens públicas ou privadas, serviços profissionais, cybersecurity e transformação digital. Além disso, somos modelo em operações críticas, que demandam especial atenção não somente aos sistemas de TI, mas também aos impactos do negócio do cliente.
Até aqui, mostramos como o Cloud Managed é uma solução fundamental para gerenciar os seus processos em nuvens. Não só auxilia a monitorar as ferramentas, mas também ajuda a tornar mais eficientes os resultados. O usuário terá à sua disposição o controle total da capacidade de seus serviços e será poderá adicionar outras soluções.
Ficou interessado no que o Cloud Managed pode fazer pela sua empresa? Então, converse já com um dos nossos especialistas!