Press Releases

TIVIT desenvolve Sistema de Centralização de Cessões de Crédito para a CIP

São Paulo, maio de 2012 – A TIVIT, empresa líder em serviços integrados de TI e BPO na América Latina, desde 2011 é a processadora do sistema C3 – Câmara de Cessões de Crédito da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Projetado para registrar parcelas de operações de crédito objetos de negociações de cessões interbancárias, a C3 não permite duplicidade dos processos, por meio de um controle ágil e centralizado. O sistema, cujo funcionamento foi autorizado como Câmara sistemicamente importante pelo Banco Central, em janeiro deste ano, é fruto de iniciativa do mercado como medida macroprudencial para as operações de cessão de crédito. Para implementar o modelo, a CIP firmou acordo com a TIVIT, no início de 2011, que contemplou duas áreas de negócios: a de Sistemas Aplicativos e a de Terceirização de Infraestrutura de TI. A demanda da CIP tinha como objetivo ampliar a segurança das operações de cessões de crédito interbancárias, reduzindo riscos e evitando que o mesmo crédito fosse negociado simultaneamente com duas ou mais instituições financeiras. “A C3 é uma infraestrutura de mercado que aprimora o controle das cessões de crédito. Só em março deste ano as cessões corresponderam a R$ 4,16 bilhões, demonstrando sua importância sistêmica”, afirma Joaquim Kavakama, superintendente da CIP. Além do desenvolvimento de todo o sistema, a TIVIT é responsável pela sustentação do aplicativo, que possui 100% do processamento das  transações real time operados nos Data Centers da empresa, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que possuem 99,999% de disponibilidade. “A TIVIT mantém uma parceria muito importante com a CIP já há alguns anos. Nós fomos o parceiro vencedor de uma concorrência para o desenvolvimento de todo o projeto de Débito Direto Autorizado (DDA) e, neste momento, estamos muito satisfeitos em estarmos com a CIP em mais um projeto pioneiro para o nosso país. Nossa expectativa é que outras modalidades de crédito também possam integrar o sistema, ampliando ainda mais nossa atuação”, Jose Gadanha, vice-presidente da TIVIT. O projeto durou cerca de dois meses para o lançamento da primeira fase, que foi a conciliaçao do estoque dos contratos já cedidos, com a alocação de uma equipe de 60 pessoas e conta com 15 terabytes de storage. A participação na C3 é aberta para todas as instituições financeiras e a Fundos de Investimentos que operam no mercado de Cessões de Créditos originados dentro do Sistema Financeiro Nacional.


Sobre a TIVIT A TIVIT, empresa líder em serviços integrados de TI e BPO na América Latina, tem seu portfólio organizado em três grandes áreas de negócios: Infraestrutura de TI, Sistemas Aplicativos e BPO. Atualmente, possui 19 unidades, localizadas nas principais regiões do Brasil, e uma extensa infraestrutura que permite escalabilidade, confiabilidade e segurança da informação. A TIVIT faz a gestão de operações estratégicas e vitais para os negócios de seus clientes, que incluem 300 das 500 maiores empresas brasileiras. A companhia presta serviços para grandes bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.


Informações sobre a TIVIT para a Imprensa: RMA Comunicação Cecília Ferrarezzi (cecilia.ferrarezzi@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244-5967 Rafaella Simões (rafaella.simoes@rmacomunicacao.com.br) (11) 2244-5965

Conozca nuestras soluciones

TIVIT Digital Business

TIVIT Cloud Solutions

TIVIT Digital Payments

TIVIT Technology Platforms