Notícias

Cloud Journey Experience: O Digital como foco de transformação de negócios

Gartner, Microsoft, AWS e Google participaram do evento da TIVIT


Com o intuito de reunir profissionais e compartilhar experiências de sucesso do uso da nuvem no Brasil e no mundo, a TIVIT realizou o “Cloud Journey Experience” na última quinta-feira (22/11), no hotel Grand Hyatt, São Paulo. O evento contou com a presença de líderes de grandes empresas, representantes das maiores fornecedoras de nuvem do mercado e especialistas da TIVIT.

O presidente da TIVIT, Carlos Gazaffi, abriu o evento destacando o atual momento do mercado, que não apenas demanda a constante atualização de tecnologias, mas também o papel dos profissionais, indo dos CIOs até analistas, na implementação e evolução dos processos.

 

Os Novos Líderes de TI e Transformação Digital: Dos Bastidores ao Centro do Palco



Qual o papel do líder dentro do atual ecossistema organizacional dos departamentos de TI? Apresentado pelo Vice Presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss, o primeiro keynote do dia teve como foco as mudanças constantes que os líderes da área de tecnologia estão vivenciando e como esse cenário promove uma mudança de mindset significativa para que as soluções sejam aproveitadas em todo o seu potencial.

“Os líderes de TI irão gerenciar o conflito da inovação. É um mundo novo que nós temos que administrar, praticar uma nova maneira de gerir toda a informação gerada”, disse ele.

Para Dreyfuss, cada mais esses profissionais estarão no centro desse novo cenário, onde as origens de informações possuem grande volume e escala e a habilidade de manejar todos os acontecimentos, bem como os profissionais responsáveis por essa função, será fundamental para obter resultados positivos.

“Os objetivos de negócios irão guiar os programas de informação, todavia, a transformação digital não é uma mudança apenas de tecnologia, é uma mudança de “cabeça”. O desafio como líder é colocar juntas as pessoas apropriadas para realizar a missão”, encerrou Cassio Dreyfuss.

 

Uma estratégia de analytics eletiva e que atende as demandas com agilidade e velocidade

 

 

Em seguida, o Head de Cloud da TIVIT, André Frederico, convidou Fernando Travençolo,  IT Infrastructure Manager da Cateno, e Renato da Paz, Business Development Manager da AWS, para falar sobre suas experiências na migração para a nuvem e como a empresa aumentou sua capacidade de processamento com a otimização de seus processos trazidos por essa tecnologia.

“A jornada da Cateno seguiu etapas bem definidas que guiaram e otimizaram todo o processo. Começamos com o estabelecimento de objetivos e metas estratégicas, analisando as necessidades de negócio para depois criar os direcionamentos de TI e assim montar uma arquitetura de referência”, disse Fernando Travençolo.

“A AWS aplica os conceitos da Amazon.com para seus serviços de nuvem. Permitindo que tenhamos uma inovação contínua, estabelecendo aos nossos clientes uma escalabilidade inigualável”, explicou Renato da Paz.

 

Da Estratégia à gestão: Veja como acelerar sua jornada para a nuvem

 

Presente em 20 países, a Votorantim se destaca pela presença e também pela grandiosidade de inteligência que proporciona aos seus dados que foram migrados para a nuvem.

Donizete Vieira, Coordinator do Centro de Excelência da Votorantim e Rodolpho Ugolini, Cloud Marketing Manager da Microsoft se juntaram ao André Frederico, Head of Cloud da TIVIT, para compartilhar a experiência da mineradora durante sua jornada para a nuvem e como ela conseguiu transferir mais de 7 TB para a nuvem, servindo como um exemplo para a filial da empresa em outras regiões do mundo.

“Com a migração de ambiente para o SAP HANA, a Votorantim tinha como objetivo atender uma necessidade de negócios e gerar uma base histórica. Com isso, encaminhamos mais de 7 TB para a nuvem e baixamos o custo da gestão de nosso ambiente”, compartilhou Donizete Vieira sobre sua experiência à frente do projeto.

“A Microsoft busca ir além e fornece tecnologia que une dados e inteligência para a otimização das operações, engajando os clientes, transformando os produtos e empoderando os colaboradores, criando assim um ecossistema conectado”, disse Rodolfo Ugolini sobre a abordagem da empresa na jornada para a nuvem.

 

Kubernetes: Tudo o que você precisa saber

 

Em seguida, o Cloud Engineer da TIVIT, Renato Armani, abordou o tópico “Tudo o que você precisa saber sobre Kubernetes” e como essa solução mostra-se uma importante facilitadora para a busca de mais resultados no ambiente de TI.

O modelo de cloud native está em considerável crescimento entre os profissionais, pois essa é uma tecnologia que permite o scale up dos processos de uma empresa e evita que os contêineres do TI sejam estáticos e não ofereçam flexibilidade de uso.

Os Kubernetes permitem a descompartimentalização dos serviços, gerando inovação de várias áreas paralelamente. Com o formato de microsserviços, o TI consegue uma otimização do gerenciamento de ações e flexibilidade de ajustes, evitando que toda a estrutura sofra por conta de um problema específico e isolado.

 

A nuvem transformando a sua TI em um agente estratégico

 

Mais do que apenas uma tecnologia, a nuvem proporciona inteligência à pessoas que antes não teriam acesso às mais simples informações.

Nesse painel, Angelo Leite, CEO do Grupo Serttel e Sandro Guedes, Partner Success Manager da Google contaram as possibilidades que a tecnologia proporciona ao mercado de mobilidade.

O Grupo Serttel possui produtos e soluções que proporcionam à população mais opções de mobilidade nas cidades, indo desde bikes e carros compartilhados até aplicativos de rotas de ônibus.

Para escalar sua capacidade de processamento e construir um caminho de inovação para o futuro, o grupo, em conjunto com o Google, está em seu processo inicial da jornada para a nuvem, onde o representante da empresa espera diminuir o tempo de latência, aumentar a capacidade de processamento e proporcionar um ambiente seguro para os dados de seus clientes.

“A Serttel planeja aumentar o processamento e storage sob demanda de seus servidores com a ajuda da Google. Um avanço que permitirá a escalabilidade para acompanhar o crescimento de nossa empresa”, disse Angelo Leite.

“Empresas ágeis usam nuvem para inovar e perturbar. E o Google visa utilizar a computação em nuvem para a democratização do acesso de recursos ilimitados de tecnologia da informação", falou Sandro Guedes.

 

Como gerenciar nuvens híbridas e assegurar os benefícios da sua jornada?

 

A adoção da nuvem híbrida proporciona às empresas a união dos pontos positivos dos dois modelos mais comuns de nuvem, a pública e privada. Segundo o State of Cloud Computing, 96% dos participantes estão utilizando a nuvem, sendo 72% deles com a híbrida.

Buscando gerar insights para os participantes, o Head of Cloud da TIVIT, André Frederico, encerrou o Cloud Journey Experience abordando as possibilidades da nuvem híbrida para as empresas.

Para André, a automação, disponibilidade e desempenho são questões fundamentais na construção de uma estratégia para a nuvem, proporcionando operações mais inteligentes e com menos propensão a erros.

“Tão importante quanto a tecnologia a ser utilizada é o objetivo de negócios que a empresa possui”, disse ele.

O business case é um ponto que norteia as possibilidades da implementação de uma nuvem e direciona o uso dessa tecnologia, permitindo o uso de todo o seu potencial de inteligência e otimização para as operações de uma empresa.

Mais do que uma questão do futuro, a transformação digital é um assunto que precisamos lidar hoje, não apenas com a incorporação de novas soluções, mas principalmente com a mudança de mindset das empresas. O papel do líder de TI será ainda mais importante para conectar inovação e objetivos de negócio, construindo um caminho de grande sucesso para as corporações.

Conozca nuestras soluciones

TIVIT Digital Business

TIVIT Cloud Solutions

TIVIT Digital Payments

TIVIT Technology Platforms