Notícias

Área de desenvolvimento evolui, mas ainda há problemas com projetos

17 de Julho de 2014
A próspera indústria de desenvolvimento de aplicativos conheceu uma expressiva evolução no Brasil, mas um conjunto de fatores ainda torna problemática a execução de não poucos projetos. O mercado, genericamente falando, precisa alcançar maior grau de maturidade, entre contratados e contratantes, com um melhor planejamento e encaminhamento das empreitadas.
Antes de mais nada, Claudio Silveira, diretor de operações da TIVIT, assinala que houve realmente avanços significativos no setor e hoje podem ser vistos exemplos concretos de provedores que, segundo ele, entregam com alta qualidade, aderência total aos requisitos e cumprimento de metas, prazos e orçamentos. Ele cita a própria TIVIT como caso de sucesso no atendimento a diversos clientes, ponderando que metodologias e ferramentas, tais como CMMi (Capability Maturity Model Integration), Gestão de Projetos e ALM (Application Lifecycle Management), entre outras, são fundamentais para atingir estes resultados.
Porém, ressalva o especialista, na área de fabricação em geral, “sempre haverá operações menos maduras, tanto nos fornecedores quanto nos clientes”. Sistemas que têm um componente mais forte de inovação, nota ele, também tendem a sofrer com ineficiências pela própria natureza dos requisitos, não tão claros e definidos do lado do contratante.
A dinâmica do mercado, cada vez mais curta, coloca igualmente uma pressão sobre qualidade e prazos. “As metodologias ágeis vêm para oferecer uma alternativa interessante, mas têm como ponto de alerta potencial a fragilidade na documentação. Além disso, de novo, a falta de maturidade da operação pode trazer resultados muito ruins”, adverte Silveira. ENVIAR COMENTÁRIO Você precisa estar logado para comentar a notícia
Fonte: Executivos Financeiros

Conozca nuestras soluciones

TIVIT Digital Business

TIVIT Cloud Solutions

TIVIT Digital Payments

TIVIT Technology Platforms