Notícias

COM 10 DATA CENTERS TIVIT QUER LIDERANÇA EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

No Brasil empresa tem data centers em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza
De acordo com a TIVIT, um data center é quase um organismo vivo e precisa de manutenção, inovação e expansão constante. Partindo deste ponto de vista, a empresa investe fortemente nessas plantas para mantê-las atualizadas com as melhores tecnologias de infraestrutura e para que estas sejam economicamente viáveis, levando em consideração a aplicação de algumas melhorias para preservar o meio ambiente.
Com a Transformação Digital e o uso da Computação em Nuvem, os data centers que a empresa opera negócios de seus clientes estão em qualquer lugar: "em nossos próprios prédios ou em nuvens públicas, localizadas em diversos lugares do mundo. Assim, a TIVIT segue com soluções personalizadas, desenvolvidas por um time de especialistas e com resposta inovadora às necessidades das empresas e de seus clientes", conta o diretor de tecnologia e inovação da TIVIT, Armando Amaral, que em entrevista exclusiva fala sobre a estratégia da empresa no setor de data center. Leia, a seguir.
DatacenterDynamics: Quais são os planos da TIVIT em relação a novos data centers no Brasil e América Latina?
Armando Amaral: A TIVIT possui 10 data centers próprios, sendo dois com 99,999% de disponibilidade. Além disso, a TIVIT gerencia ambientes de clientes e nuvens públicas de parceiros como AWS, Microsoft Azure e Google Cloud. Estamos expandindo constantemente essas infraestruturas, sempre baseados no crescimento dos contratos com nossos clientes, além, de oferecer soluções personalizadas para atender especificamente às demandas de cada um deles.
No ano passado, abrimos uma operação de data center no México e temos expandido a capacidade de nossos data centers em Bogotá, na Colômbia e no Rio de Janeiro.
DCD: Como a TIVIT avalia o mercado brasileiro de data center hoje?
A.A.: Estamos observando um bom volume de negócios no setor, prova disso é que, segundo o estudo “Mercado Brasileiro de Software e Serviços", feito em parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a consultoria IDC, os investimentos em TI no Brasil, na comparação com 2017, registraram um crescimento de 9,8% em 2018, isso porque a média mundial para o período foi de 6,7%, um claro indício do aquecimento do mercado.
Do ponto de vista de serviço, ainda existe uma migração dos ambientes de computação tradicional (“dentro de casa”) os quais têm ido para empresas de Outsourcing ou Cloud, o que sustenta o crescimento deste setor por um bom tempo. Hoje, a Cloud Computing é uma realidade que vem crescendo a cada ano e, de acordo com recentes estudos do Gartner, ofertas de serviços e estrutura de Cloud movimentarão mais de US$ 300 bilhões até 2021, o que demonstra um mercado com um grande potencial de negócios.
DCD: Quais são as novidades da TIVIT em relação à expansão na região?
A.A.: A TIVIT segue atenta às necessidades de seus clientes e as expansões que temos feito tanto no Brasil quanto na América Latina, são sempre relacionadas ao crescimento dos nossos atuais clientes e futuros. Avançaremos para onde o mercado demandar.
DCD: Quais são os próximos passos da TIVIT em relação à inovação e Transformação Digital? Como a companhia contribui para essa transformação?
A.A.: Os maiores investimentos da TIVIT nos últimos dois anos foram nas áreas de negócios de Cloud Solutions e Digital Business, soluções impactam a rotina de empresas e pessoas.
Seguindo esse caminho, entendemos o quanto a Transformação Digital revoluciona a forma como as empresas se posicionam no mercado e se relacionam com seus públicos, e a TIVIT tem esse papel de apoiar os clientes durante essa jornada de transformação, não apenas buscando resolver problemas de negócios com tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas, Analytics, Inteligência Artificial e gestão eletrônica de documentos, mas trazendo respostas personalizadas a essas demandas. É um processo de entender onde o cliente quer estar no futuro e abraçar os desafios propostos. Dessa forma, desenvolvemos para eles novas soluções, que em sua maioria rodam em Cloud, da TIVIT ou de parceiros como Amazon AWS, Google Cloud Microsoft Azure e SAP.
DCD: Em quais cidades os data centers estão instalados?
A.A.: No Brasil a TIVIT tem data centers em São Paulo (duas unidades), Rio de Janeiro, Fortaleza.
Na América Latina,  na Cidade do México, Bogotá, Buenos Aires, Santiago (duas unidades) e Lima.
DCD: Os data centers são de médio ou grande porte?
A.A.: Os data centers estão em linha com as necessidades de negócios locais. Temos os maiores localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, os médios nas capitais de Santiago e Bogotá e outro em São Paulo. Os demais são operações menores, mas que estão de acordo com a demanda local.
DCD: Os data centers possuem certificações? 
A.A.: A TIVIT possui diversas certificações, todas atestando as capacidades da empresa com um ambiente de infraestrutura de altíssima disponibilidade e redundância para atender demandas de serviços de TI de missão crítica e em regime 24x7x365.
-  ISO/IEC 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade – International Organization for Standardization
-  ISO/IEC 20000-1:2011 – Tecnologia da Informação – Gestão de Serviços e ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
-  ISO/IEC 27001:2013 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação
-  ISAE3402 – International Standard On Assurance Engagements
-  HDI Support Center Certification
-  SAP Certified Provider of Application Management Services
-  SAP Certified Provider of Hosting Services
-  SAP Certified in Cloud Services
-  SAP Hana Operations Services
-  SAP Partner Center of Expertise
Fonte: Datacenter Dynamics

Conheça nossas soluções

TIVIT Digital Business

TIVIT Cloud Solutions

TIVIT Digital Payments

TIVIT Technology Platforms