Escrito por: TIVIT

Para se adaptar à nova realidade de transformação digital, as empresas precisam adotar metodologias ágeis de produção capazes de desenvolver e entregar softwares de qualidade. A cultura DevOps surge, justamente, como o principal motor para essa mudança.

As antigas estruturas de desenvolvimento, que se baseiam em apenas uma parcela do negócio, têm ficado cada vez mais no passado. Atualmente, o mercado vem demandando atualizações constantes para atender às necessidades dos consumidores. Assim, é imprescindível que as organizações transformem seus processos visando à modernização das operações.

Diante da relevância do tema, apresentamos, a seguir, um guia completo sobre a cultura DevOps, destacando seus principais benefícios e como as empresas podem trabalhar em busca da adaptação ao novo contexto. Confira!

Como a cultura DevOps surgiu?

O conceito de DevOps foi apresentado, pela primeira vez, por John Allspaw e Paul Hammond, durante uma conferência da O’Reilly em 2009. O objetivo foi o de unir desenvolvedores (Dev) e gestores de infraestrutura de TI (Ops), para promover o desenvolvimento e a integração contínua de softwares até a etapa de entrega.

Basicamente, o DevOps se baseia em 4 pilares principais, conhecidos pela sigla C.A.M.S.: Cultura, Automação, Medição e Compartilhamento. Um dos principais objetivos da cultura DevOps é incentivar a automação, um aspecto que permite a execução de tarefas e processos, de maneira ágil e sem erros.

No quesito cultura, o conceito defende que as equipes precisam ser colaborativas, ou seja, é necessária uma mudança de comportamento para atingir flexibilidade e uma relação mais saudável entre as diferentes áreas de um negócio. Esse aspecto evita que alguns colaboradores fiquem com responsabilidades centralizadas, uma vez que o foco se volta para o desenvolvimento de equipes multidisciplinares.

A automação defende a utilização constante de ferramentas que visam à melhora dos ambientes de TI e das operações. Nesse sentido, a empresa pode eliminar processos repetitivos e que levam bastante tempo para serem executados, dando maior enfoque às atividades que podem ser transformadas para manter um bom ritmo de trabalho.

A cultura DevOps também defende que tudo deve ser medido e avaliado, como as interações entre o time, a performance, as pessoas e os procedimentos, desde os mais complexos até os mais básicos. Outro ponto crucial do DevOps é o compartilhamento. A ideia parte da necessidade de uma boa comunicação entre as equipes, que devem se profissionalizar a ponto de fomentar a melhoria contínua.

O DevOps é um movimento em constante construção e definição. Por isso, para seguir e implementar a ferramenta em uma empresa, é necessário os gestores investirem em uma mudança de cultura profunda. Atualmente, os empresários que dão enfoque ao DevOps estão em busca de mais agilidade e redução de riscos nos processos corporativos.

A história do DevOps acabou por redefinir a forma de pensar a tecnologia da informação, permitindo maior participação de stakeholders desde a fase inicial dos projetos. Os empreendimentos que incorporam essa abordagem no negócio têm um aumento significativo na satisfação dos usuários e na melhora da qualidade do atendimento, o que permite maior vantagem competitiva e domínio de mercado.

Como a cultura DevOps impacta as empresas?

Em metodologias mais tradicionais, a função da equipe de desenvolvimento era a de converter requisitos em programas. Assim, cabia ao time de operações instalar e manter os softwares rodando adequadamente na infraestrutura já existente.

No entanto, cada grupo atuava apenas visando ao sucesso de uma única etapa, e não pelo sucesso do projeto como um todo, tendo uma visão fragmentada dos processos. Algumas situações, como a limitação de recursos, geravam conflitos entre os talentos, principalmente no momento da tomada de decisões.

Além disso, cada equipe contava com metodologias próprias, métricas, instrumentos e prioridades específicas, que afetavam a gestão dos projetos. A cultura DevOps surge para superar os limites e redefinir a forma de pensar a TI, trazendo processos automatizados e postura no desenvolvimento, reduzindo a frequência de problemas técnicos em softwares e programas.

Com o aprimoramento das operações de TI, as empresas passaram a ampliar sua capacidade de entrega, o que levou a uma aceleração no desenvolvimento e integração entre diferentes tecnologias. A cloud computing, por exemplo, foi bastante beneficiada com a disseminação do DevOps, uma vez que possibilita uma maior disponibilidade de serviços.

Isso ocorre porque o DevOps permite que a organização divulgue os dados com mais rapidez, por meio da automação dos processos. Com isso, algumas atividades, que poderiam durar dias, passam a exigir cada vez menos tempo de execução. Isso reduz a quantidade de pessoas envolvidas, sem que haja prejuízo em relação à qualidade dos projetos.

Com o DevOps, os empreendimentos têm a chance de trabalhar com mais agilidade na implementação de mudanças nos softwares. Esse fator traz inovação e permite que o negócio se antecipe às tendências do mercado. Hoje, os consumidores estão ávidos por rapidez, sobretudo quando se trata de aplicativos móveis.

O DevOps, sendo capaz de atender às solicitações de desenvolvimento, pode contribuir para reduzir as despesas do orçamento geral dos projetos e para aumentar a eficiência em todos os níveis. A cultura DevOps surge, então, como uma estratégia adequada para poupar quantidades significativas de tempo e de recursos.

Quais são os benefícios do DevOps para os negócios?

A cultura DevOps traz uma série de oportunidades para a identificação de lacunas e falhas nos processos internos, permitindo resultados mais amplos e uma melhor governança para os gestores. Quando implementada com sucesso na área de TI, a metodologia alia soluções tradicionais com aplicações modernas.

Muitas vezes, os profissionais de TI sentem a necessidade de se aproximarem mais dos processos e entregas, buscando o aperfeiçoamento de suas práticas de trabalho. O DevOps proporciona inúmeras vantagens nesse sentido, permitindo a redução de tempo, o aprimoramento da qualidade, a padronização dos ambientes e maior flexibilidade no gerenciamento.

Com a estratégia, as empresas vêm gerando mais valor para o seu negócio e para as equipes de desenvolvimento. Até porque mais agilidade significa mais resultados e independência para atuar nas diferentes atividades do setor de TI. Hoje, os colaboradores já contam com ferramentas de integração que garantem uma entrega contínua e automatizada.

Com essa velocidade, há mais oportunidades de atuar com qualidade, sem comprometer o bem-estar dos profissionais envolvidos. A rotina, os atrasos e a falta de comunicação, por exemplo, são fatores que reduzem consideravelmente a motivação dos colaboradores. Por outro lado, diante da cultura DevOps, ocorre um maior incentivo à colaboração e à liberdade para a troca de ideias e experiências entre as equipes.

A missão do DevOps é, justamente, quebrar barreiras e proporcionar maior proximidade, não apenas entre as áreas, mas com todas as pessoas envolvidas nas etapas do fluxo de entrega. Além de reduzir a chance de erros, essa aproximação permite criar ambientes muito mais criativos, colaborativos e inteligentes.

Não há dúvidas de que a cultura DevOps pode beneficiar toda a cadeia produtiva de um negócio. Ainda que implementada pouco a pouco, os bons resultados podem ser identificados a curto prazo, especialmente no relacionamento entre os departamentos e na satisfação de cada entrega.

Portanto, o uso desse tipo de abordagem nos processos proporciona ganho de tempo para as áreas e redução da possibilidade de erros comuns em operações manuais. Se a gestão ainda tem dúvidas se vale ou não a pena investir em DevOps, destacamos, a seguir, as principais vantagens da ferramenta para a empresa.

Automação

A automação é sinônimo de otimização, uma vez que, ao eliminar o retrabalho, as equipes têm mais tempo para focar em melhoria e inovações, além de ter maior disponibilidade em casos de imprevistos. Tudo isso implica mais domínio sobre as mudanças e menos falhas humanas.

Uma produção ágil e sistematizada, defendida pela automação, permite menos gasto de energia e aumento na qualidade das práticas e ações. O maior objetivo, portanto, é ampliar a capacidade dos colaboradores e as tecnologias existentes, por meio da substituição de processos antigos.

A cultura DevOps, ao trazer automação para o negócio, possibilita que os projetos de software sejam desenvolvidos com a máxima qualidade, sem que a equipe fique sobrecarregada diante de tantas tarefas. Nesse cenário, os talentos podem atuar com inúmeras demandas e ter muito mais controle sobre o trabalho.

Escalabilidade

Outro grande benefício da cultura DevOps é a possibilidade de crescimento do negócio e a consequente qualidade do desenvolvimento. Integrar as operações pode impulsionar uma evolução mais ágil, tanto de softwares quanto de serviços.

Por isso, a metodologia é uma parte fundamental do processo de muitas empresas que almejam expandir e alcançar escalabilidade. Isso é possível pois o DevOps cria infraestruturas mais viáveis para a condução de um desenvolvimento rápido e contínuo de aplicativos e programas.

Uma vez implementada no empreendimento, a abordagem ainda transforma o setor de TI em um ambiente de trabalho que poupa recursos e amplia a qualidade de entrega. Tudo isso contribui para aumentar a eficiência dos serviços e reduzir a taxa de falhas nos projetos da corporação.

Integração

Com a nova metodologia de trabalho definida pelo DevOps, as equipes atuam de forma integrada, incentivando a comunicação entre todas as pessoas envolvidas no negócio. Quando se usa DevOps, a empresa envolve times multidisciplinares que se relacionam e se integram por meio de processos e ferramentas.

Os colaboradores de TI, por exemplo, podem ampliar sua atuação e participar das fases de implantação e operacionalização, encurtando consideravelmente o tempo de execução das tarefas. Assim, as entregas podem se tornar mais rápidas, com menos riscos e custos reduzidos.

Outra grande vantagem de manter equipes integradas e colaborativas é o maior controle das aplicações. Com isso, elevam-se as chances de os projetos serem desenvolvidos com facilidade e entregues no tempo previsto pela gestão. O resultado são produtos finais mais eficazes e o aumento do valor do negócio como um todo, devido, principalmente, à colaboração e ao engajamento entre os colaboradores.

Como os profissionais podem se capacitar diante da nova realidade?

A cultura DevOps é considerada uma combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que possibilitam o aumento da capacidade de um empreendimento de distribuir aplicativos e serviços de alta qualidade e velocidade. Assim, é possível otimizar e aperfeiçoar os produtos em um ritmo mais rápido do que as empresas que se baseiam em processos tradicionais.

Essa velocidade permite, portanto, que as corporações atendam melhor seus clientes e ganhem em questão de competitividade. Criar equipes em um modelo cultural de DevOps é essencial nesse sentido, sendo necessário que a gestão invista em capacitação para os colaboradores.

Nesse caso, os profissionais estudarão todas as ferramentas, metodologias ágeis e práticas com foco em automação que o DevOps apresenta. Algumas certificações também podem auxiliar a simplificar os processos que envolvem a área de DevOps.

Muitos gestores entendem que a filosofia DevOps é essencial para a empresa e, por isso, estão cada vez mais em busca de colaboradores capacitados e certificados. Para alcançar esse mérito, é necessário o profissional quebrar paradigmas e ampliar a visão para uma nova cultura nas companhias.

Indiscutivelmente, as soft skills são fundamentais para a atuação em DevOps, dando prioridade à boa comunicação, às habilidades de gerenciamento de projetos e de pessoas. Por meio dessas competências, as equipes de desenvolvimento e operações podem trabalhar em conjunto, permitindo melhores resultados para o negócio.

Mas, para isso, a própria gestão deve transformar a cultura organizacional antes de pensar em implementar a cultura DevOps na rotina de trabalho. Sem clareza nos objetivos, fica praticamente inviável transmitir aos colaboradores o quão importante é adotar a tecnologia no cotidiano do ambiente profissional.

Parte do trabalho com DevOps envolve a melhoria e o aumento da eficiência dos processos já existentes. Por isso, os colaboradores devem estar sempre atualizados sobre as inovações e tendências do setor. A companhia pode organizar treinamentos e capacitações para manter sempre o alto nível nas equipes de TI.

É indicado, também, incentivar os profissionais a buscarem por si mesmos esse tipo de conhecimento, uma vez que a qualificação agrega valor ao currículo e possibilita melhores oportunidades.

 

Conheça as soluções TIVIT de Cloud e Cybersegurity para sua empresa

Saiba mais

 

Como o DevOps auxilia nos processos corporativos?

Cada vez mais, os softwares se mostram presentes em diversos setores dentro de uma empresa. Com a velocidade com que a transformação digital tem impactado o mercado, é preciso buscar novas abordagens para lidar com os processos, tendo como base tecnologias operacionais eficientes.

O DevOps é uma ferramenta imprescindível para criar uma cultura organizacional pautada na colaboração e no engajamento da equipe. Com isso, os colaboradores atuam em conjunto para solucionar uma mesma questão ou problema, de forma alinhada e em conformidade com todos os envolvidos.

O ambiente de trabalho tem, por sua vez, um enfoque mais estratégico e operacional quando há a integração da equipe. Além disso, com a união de diferentes frentes em um único projeto, a rotina é otimizada e as operações tendem a demandar menos tempo de execução.

Para que a integração da equipe ocorra, é preciso que todos estejam conscientes das tarefas e dos processos, para que as expectativas sejam alinhadas e a comunicação aperfeiçoada. Tudo isso requer uma grande mudança de mindset. Afinal, é por meio da transformação da cultura organizacional que a gestão consegue transmitir valores de colaboração e compartilhamento.

Aderir à metodologia DevOps ainda pode beneficiar o empreendimento em termos de competição no mercado, uma vez que se conta com uma estrutura de ponta para atender os clientes com qualidade. Ou seja, a combinação de práticas e ferramentas que o DevOps apresenta tem o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e operacional da corporação.

Para contar com todas as vantagens do DevOps na empresa, é fundamental que a gestão invista em uma boa comunicação interna para aumentar os índices de sucesso no desenvolvimento e entrega de software. Pode ser desafiador, em um primeiro momento, ter que lidar com equipes formadas por profissionais de diferentes áreas.

Ao utilizar a metodologia DevOps, portanto, o empreendimento poupa recursos e tempo, que podem ser redirecionados para novos projetos. Os colaboradores também se tornam mais motivados quando atuam baseados em um planejamento conjunto, dividindo as responsabilidades entre todos os envolvidos.

Como implementar a cultura DevOps na empresa?

A cultura DevOps une os times de desenvolvimento e operação, sempre tendo como foco a melhoria da comunicação, da colaboração e integração entre infraestrutura de TI e software. Apesar da metodologia ser relativamente nova, a adoção dessa cultura está acelerada em muitas empresas.

O alinhamento de objetivos entre as equipes simplifica a entrega de soluções e cria um ambiente propício para a geração de inovações no negócio. Embora muitos empreendimentos ainda não tenham adotado a metodologia, quem almeja o sucesso operacional deve se antecipar e se planejar para iniciar o processo de migração.

Antes de implementar a nova abordagem, também é importante contar com uma equipe de colaboradores competentes e especializados nas ferramentais mais atuais. Essa equipe será a principal responsável por todos os aspectos relacionados à entrega de software.

Para conseguir melhores resultados, ainda é essencial seguir os princípios ágeis que a metodologia DevOps oferece. Isso vai garantir maior colaboração e permitirá que os gestores e desenvolvedores construam um time multifuncional e capacitado para resolver qualquer tipo de imprevisto.

Para ser ainda mais assertiva, a gestão pode definir um passo a passo para implementar o modelo DevOps de forma eficiente. Existem algumas práticas e estratégias que são imprescindíveis na hora de transformar os processos e as operações da empresas.

Seguindo os passos propostos, o empreendimento pode ter um melhor desempenho em seus produtos e gerar satisfação aos clientes, além de, consequentemente, garantir destaque da marca no mercado. A cultura DevOps incentiva para uma mudança de mentalidade, visando ao crescimento dos usuários e colaboradores.

Mudança de cultura

Antes de tudo, a cultura organizacional deve ser replanejada, uma vez que a equipe conta com profissionais de diferentes áreas que devem manter a fluidez na comunicação para que a integração ocorra. A colaboração, nesse sentido, permite que os times trabalhem muito bem em conjunto, pois têm como base uma abordagem colaborativa.

Adoção de metodologias ágeis

Os gestores também podem investir, sem receio, em metodologias ágeis que auxiliam na integração da equipe e melhoram os resultados. Esses modelos de práticas e princípios contam com atividades focadas em automação e integração, o que permite maior agilidade e compromisso na entrega dos projetos.

Criação de métricas e metas

As métricas devem andar lado a lado em um ambiente de trabalho DevOps, baseando-se, sobretudo, em resultados palpáveis. Sem métricas de performance, a empresa pode ter dificuldade em compreender os dados e, com isso, o negócio vai perder, gradualmente, o seu valor. As métricas devem ser sempre comparadas às metas elaboradas no início do projeto.

Implementação de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho cumprem uma série de funções e avaliam os feedbacks do time, a correção de erros e o desempenho geral da equipe. Apenas por meio dos indicadores é possível aperfeiçoar os processos e entender quais são as falhas e procedimentos que mais prejudicam o cotidiano de trabalho.

Adoção de ferramentas

Sem dúvida, a implementação de DevOps só pode ocorrer caso a gestão invista em uma cadeia de ferramentas que garantirão o gerenciamento das configurações, a integração contínua, os testes e o monitoramento, entre outras ações. Além disso, ter conhecimento das ferramentas auxilia no processo de tornar a infraestrutura automatizada para o desenvolvimento de software.

Como se percebe, a implementação de DevOps em empresas é conduzida por uma série de fatores, como ampla disponibilidade, metodologias ágeis e uso crescente de ferramentas de gerenciamento e de automação. Hoje, os empreendimentos que investem na cultura DevOps estão à frente e vêm conseguindo conquistar aprimoramento contínuo, qualidade e segurança nas operações.

Nesse caso, é importante contar com uma assessoria ou contratar profissionais capacitados no assunto para iniciar o processo de migração. Isso tudo garante que a marca tenha uma infraestrutura ágil na construção do seu ambiente DevOps.

A cultura DevOps é um caminho sem volta. A era da informação e da tecnologia permite que novos recursos e ferramentas sejam cada vez mais utilizados em prol do desenvolvimento de software e do próprio empreendedorismo. E não é por acaso que, a cada dia, mais corporações têm adotado o DevOps como precursor da mudança para o digital.

Entre em contato com a equipe de consultores da TIVIT para saber como podemos ajudar a sua empresa a inovar!

 

Confira também: Smart Grids

Conteúdos Relacionais