A ISO/IEC 27001:2013 foi publicada pela International Standardization Organization (ISO) e se trata de uma norma internacional que revela como as empresas podem administrar a cibersegurança. A sua primeira versão surgiu em 2005 e foi baseada na Norma Britânica BS 7799-2. As regras podem ser implementadas por todos os tipos de instituições.
A norma serve para empresas privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos, de pequeno, médio ou grande porte. Ela foi redigida por especialistas que atuam na área da segurança da informação do mundo inteiro e prevê vários métodos para a sua implementação. As organizações que decidem implementá-la podem obter certificação por meio de um organismo independente.
A ISO 27001 é muito conhecida a nível mundial, pois muitas empresas já a utilizam como referência e foram certificadas. Neste post, vamos apresentar um conteúdo completo sobre o assunto gestão da segurança da informação e sua implementação nas empresas para proteger os dados. Além disso, explicaremos o que é essa norma e qual é a sua importância.
Gostaria de conhecer os benefícios da ISO 27001? Acompanhe a leitura!
ISO 27001 é uma referência internacional para o gerenciamento da segurança das informações. Essa norma é um padrão utilizado no universo corporativo dentro e fora do nosso país, o qual vem sendo melhorado no decorrer do tempo. Veja a seguir detalhes sobre essas regras cuja finalidade é padronizar uma série de procedimentos empresariais!
As suas disposições tiveram início no ano de 1992 com o lançamento de um documento do departamento do governo britânico. A referida documentação estabeleceu um código de práticas referentes à segurança das informações. Muitos profissionais já deram as suas contribuições para que seja estabelecido um modelo maduro e seguro, mas a sua evolução deve continuar.
O objetivo dessa norma é que as empresas adotem um conjunto de requisitos, controles e processos para a mitigação dos riscos. As práticas documentadas no padrão oferecem vários benefícios para milhões de entidades que já as adotaram e obtiveram a certificação ISO 27001. Existem empresas que exigem de seus parceiros e fornecedores as certificações.
A ISO 27001 garante o cumprimento de diversos princípios de segurança que foram preestabelecidos em seu texto. Esse regramento promove aos clientes das organizações certificadas maior conforto em relação à segurança de suas informações. As empresas que se certificam e seguem esse se importam em proteger os dados sensíveis e comprovam isso por meio da certificação.
A finalidade da ISO 27001 é proteger a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados de uma instituição. Portanto, trata-se de um regramento que visa à prevenção contra vazamento de informações sigilosas. Isso é realizado com a identificação de possíveis problemas, avaliações de riscos e definição de necessidades que precisam ser sanadas ou situações que exigem tratamento.
A base da ISO 27001 é a gestão de riscos, a descoberta de falhas e o seu tratamento sistemático. Os controles são geralmente implementados na forma de procedimentos, políticas e implementações técnicas como equipamentos e softwares. As empresas que já têm software e hardware instalado precisam definir regras ou documentos escritos para organizar e prevenir brechas na segurança.
A implementação da ISO 27001 requer o gerenciamento de múltiplas políticas, ativos, pessoas e procedimentos que devem ser encaixados de modo coerente no sistema de gerenciamento de segurança dos dados. Essa gestão vai além da área de Tecnologia da Informação (TI), instalação de antivírus, firewalls, por exemplo. Ela envolve proteção física, recursos humanos, proteção legal e muito mais.
As empresas precisam seguir padrões seguros para estabelecer ambientes que estajam em conformidade com as legislações vigentes. A funcionalidade e a segurança são essenciais para os negócios que pretendem se manter ativos no mercado. Observe abaixo outras certificações relevantes que podem ser obtidas pelas organizações que zelam pela segurança de seus parceiros e clientes!
A LGPD ou Lei nº 13.709/2018 impactou vários departamentos empresariais que agora têm o dever de proteger as informações sensíveis que estiverem em seus sistemas. Os setores de RH, compliance, jurídico, marketing e TI precisam trabalhar unidos para proteger os dados que não podem ser coletados sem a autorização de seus proprietários.
Diante disso, algumas instituições desenvolveram a certificação LGPD, a qual apoia os sistemas de comunicação das empresas para que eles estejam adequados a essa lei. Todas as organizações podem implementá-la, inclusive plataformas, prestadores de serviços, agências, entre outros. Essa implementação garante que os gestores estão engajados no cumprimento dessa norma específica.
A certificação LGPD evita e previne a violação de informações pessoais de todas as pessoas que estão envolvidas com uma empresa. Ela ultrapassa as exigências impostas no Brasil porque incorporou as interpretações da legislação Europeia sobre a Proteção de Dados Pessoais, conhecida como General Data Protection Regulation (GDPR), a qual serviu de base para o regramento brasileiro.
Center for Internet Security ou CIS Controls é um conjunto de práticas prescritivas e prioritárias que foram criadas para a realização de ações defensivas e para a segurança cibernética. A certificação previne ataques perigosos e generalizados e dá suporte à conformidade em estruturas múltiplas. Ela é muito respeitada e conceituada porque traz recomendações concretas para as empresas.
A certificação CIS Controls melhora a postura de segurança das organizações pela implementação de vários controles eficazes. As suas diretrizes são recomendadas para aplicação em sistemas informatizados ou computadores, sendo que foram elaboradas nos Estados Unidos pelo SANS Institute. Em 2015, essas regras foram admitidas pelo Centro de Segurança da Internet, depois de passar pelo Conselho de Segurança Cibernética (CCS).
A implementação do CIS Controls engloba práticas apropriadas para as políticas de segurança cibernética, as quais foram planejadas por especialistas em segurança da informação e TI. Os profissionais utilizaram dados coletados em defesas eficazes e ataques reais para fornecer orientações específicas para as empresas que pretendem atender às estruturas legais.
A certificação de configuração de Benchmarks CIS é utilizada para o desenvolvimento de produtos que são testados e passam pela certificação desde a sua criação. Ela é um benefício da Associação de Fornecedor de Produto (Product Vendor Membership) que possibilita às organizações certificar suas ofertas de serviços ou soluções de segurança.
As regras variam conforme o tipo de certificação e são válidas para comprovar a conformidade dos produtos que funcionam em ambientes no perfil dos Benchmarks CIS. Os seus requisitos eliminam qualquer preocupação em relação ao ambiente protegido e dispensam reconfigurações para a execução do aplicativo. Plataformas e aplicativos são testados para garantir que não ocorram problemas.
A ISO 27001 é muito importante para a empresa, uma vez que pode agregar muitas vantagens relacionadas à segurança do negócio. A norma não trata apenas sobre proteção de dados, mas abarca conformidade, infraestrutura de TI, gestão de pessoas e de processos. Sendo assim, ela fornece uma visão completa da empresa. Confira adiante detalhes sobre a importância dessa padronização!
A qualidade de todas as soluções tecnológicas para a defesa dos sistemas informatizados é assegurada pela ISO 27001. Isso auxilia na prevenção de muitos problemas oriundos do uso das tecnologias. A adoção dessa norma é indispensável para combater possíveis ameaças e impedir o sequestro das informações que causam uma série de prejuízos financeiros aos empreendimentos.
Implementar as diretrizes da ISO 27001 promove a redução dos custos, evita incidentes e gastos desnecessários com estratégias para resolver situações e ataques virtuais. Por outro lado, ajuda os gestores a fazer um planejamento financeiro mais efetivo e a direcionar os novos investimentos. As receitas são alocadas para os departamentos importantes e há o crescimento dos negócios.
As empresas que assumem compromisso de manter as informações de todos os envolvidos nas suas atividades em segurança obtêm destaque no mercado. Esse é o primeiro passo para ganhar vantagem competitiva frente à concorrência, adquirir autoridade e credibilidade em seu ramo de atuação. Os clientes passam a ter mais confiança na marca e a percebem como uma referência.
A adaptação às mudanças é facilitada com a implementação das metodologias de padronização da ISO 27001. A empresa ganha mais consistência e escalabilidade com a adoção dos princípios dessa norma, tendo em vista que a disponibilidade e a integridade dos dados não serão colocadas em risco. A gestão documental aponta os detalhes importantes para que os gestores tomem decisões acertadas.
Com a ISO 27001 as organizações podem ter tranquilidade para a realização de compras online, transações bancárias, envio de e-mails, compartilhamento de documentos e armazenamento das informações. As diretrizes dessa norma eliminam as chances de ocorrência de crimes cibernéticos e não permitem que os dados sejam comprometidos por criminosos.
A certificação ISO 27001 integra o sistema de gestão utilizado pelas empresas fazendo com que as equipes consigam trabalhar de forma colaborativa. Os dados inseridos nesse ambiente ficarão contidos nele, sendo que os funcionários, gestores e clientes podem ser autorizados pelos administradores a acessar as informações sigilosas sem ter receios de que elas sejam roubadas por terceiros.
A ISO 27001 é reconhecida no mundo inteiro por especialistas de várias áreas por ser a prática internacional mais aprimorada em relação à gestão de segurança das informações e ao combate aos crimes cibernéticos. As empresas mais exigentes pedem a certificação de suas parceiras antes de fechar um contrato. Afinal, haverá troca de dados entre elas.
A busca pela certificação da ISO 27001 requer das empresas a gestão adequada dos riscos de segurança da informação. A norma é crucial para a organização dos processos e oferece diversos benefícios às organizações que a implementam. A seguir, explicaremos por que essa padronização é boa para os negócios e quais são as vantagens que ela traz consigo!
A cada dia surgem mais legislações, requisitos contratuais e regulamentações sobre a segurança dos dados no universo corporativo. Com a implementação da ISO 27001, os problemas de conformidade são solucionados. As suas diretrizes resolvem as dificuldades e a metodologia é perfeita para a adequação às novas leis vigentes em nosso país.
A empresa que obtém a certificação da ISO 27001 ultrapassa os seus competidores e ganha uma vantagem com a divulgação dessa informação. A prevenção dos acidentes virtuais também diminui as despesas decorrentes das tentativas de resolução e das consequências de uma invasão cibernética. Os incidentes custam dinheiro que pode ser economizado e aplicado em outros setores.
Implementar a ISO 27001 melhora a organização das empresas que têm rápido crescimento e não conseguem definir seus procedimentos e processos de modo apropriado. Essa norma auxilia os colaboradores a entender o que precisa ser feito, por quem e em qual momento. Várias situações são resolvidas com a padronização que reduz a perda de tempo de seus times.
A ISO 27001 serve para a determinação dos profissionais responsáveis e suas responsabilidades com a empresa para a qual trabalham. Ela não deixa dúvidas acerca de quem irá cuidar de determinadas tarefas ou qual gestor tomará a decisão sobre certo departamento. Os objetivos ficam claros e as ações bem definidas para melhorar o desempenho operacional.
As melhorias contínuas são características promovidas pela ISO 27001. A norma mostra que a organização terá que aceitar o desafio de aprimorar os seus processos de gerenciamento ao longo do tempo conforme as necessidades do mercado. Em virtude disso, várias auditorias serão realizadas para a revisão, análise e alteração de seus procedimentos caso surja uma oportunidade.
A certificação da ISO 27001 aumenta os níveis de participação e promove a motivação dos colaboradores a respeito da segurança das informações. A norma utiliza como base o ciclo Planejar, Fazer, Verificar, Agir (PDCA) e faz parte de outras regras de sistemas de gerenciamento. Com base nisso, fica mais fácil criar um sistema de gestão que atenda às regras de qualidade.
Há várias fases de implementação das regras da ISO 27001 que são executadas com o auxílio de uma auditoria externa de certificação. Uma empresa credenciada oferece todas as orientações para que as empresas sejam bem sucedidas na adoção das diretrizes dessa norma. Logo abaixo mencionaremos as principais etapas da padronização!
A análise de lacunas é a primeira etapa na qual os auditores avaliam o desenvolvimento dos controles e procedimentos da ISO 27001 pela empresa. A certificadora coleta e compartilha os resultados. Ao identificar uma lacuna, ela será imediatamente sanada. A certificação exige o uso dos melhores softwares e soluções mais avançadas de segurança que são prioridades.
A entidade certificadora faz a avaliação dos documentos, que é necessária para verificar a completude das documentações, por exemplo, políticas de segurança da informação, cultura organizacional, Plano de Tratamento de Risco (PTR), Statement of Applicability – (SoA) ou Declaração de Aplicabilidade. A auditoria confere a efetividade dos controles e a documentação de suporte.
Nessa etapa, os auditores procuram compreender o contexto da empresa que deseja implementar a ISO 27001. Os profissionais observam as necessidades e as características próprias da organização e em seguida estabelecem alguns parâmetros, como os objetivos internos de segurança das informações, as políticas essenciais, entre outros.
Como a finalidade da ISO 27001 é eliminar falhas que geram riscos aos negócios, a certificadora precisa analisar minuciosamente os procedimentos realizados pela organização. Os auditores realizam uma classificação desses perigos ou ameaças incluindo todas as vulnerabilidades encontradas e apontam possíveis soluções e aplicações antes de emitir a certificação.
A etapa da implementação dos controles de segurança é primordial para o recebimento da certificação. É nessa fase que a empresa deve implementar os controles operacionais sugeridos pelos auditores em seus processos. Diante disso, a organização conseguirá diminuir, controlar ou eliminar a classificação dos riscos apontados pelos profissionais especializados.
Depois que todas as exigências da certificadora forem cumpridas, a certificada começa a fase de conferir as adequações, analisa a implementação dos novos procedimentos da organização interessada para ter certeza de que tudo está funcionando de acordo com os requisitos da certificação. Os auditores costumam visitar as estruturas físicas para fazer as auditorias e averiguar a documentação.
A segurança das informações é uma prioridade. Após a realização das auditorias e conferência dos documentos, a entidade certificadora emite o certificado da ISO 27001. Enquanto essa certificação for válida, a empresa recebe visitas periódicas dos auditores com o objetivo de assegurar que o sistema de gestão permanece em conformidade e que receba melhorias contínuas.
A análise de eficácia diz respeito à verificação do desempenho dos procedimentos e controles adotados pela empresa que recebeu a certificação. A entidade certificadora precisa garantir que todos os dados sensíveis do negócio estarão seguros e para isso realiza a auditoria interna. A ideia é se assegurar a respeito do monitoramento dos riscos e orientar sobre novas soluções.
As auditorias avaliam os equipamentos, dispositivos móveis e trabalhos remotos, organização interna, segurança dos dados, recursos humanos, tratamento das mídias, gestão de ativos, controles de acesso, estruturas físicas, criptografia, operações, software operacional, cópias de segurança, requisitos legais, gerenciamento de incidentes e de vulnerabilidades, cadeia de suprimentos, desenvolvimento e suporte, proteção contra ransomware, entre outros.
A TIVIT trabalha com a certificação ISO 27001 e assegura a segurança das informações em todos os ciclos dos negócios, bem como o cumprimento das leis vigentes e regulamentações. A empresa sensibiliza colaboradores sobre a importância da proteção de dados, aplica controles tecnológicos e atua na recuperação de desastres virtuais. A organização também aplica outras certificações, confira!
Os consultores da TIVIT são responsáveis por realizar avaliações dinâmicas para a definição de prioridades e obtenção de ganhos para os negócios. Os profissionais atuam na gestão de crises fornecendo assessoria para a realização de transformação digital e execução de projetos específicos, bem como efetuam análise forense e simulações de ataques para a prevenção de riscos.
A consultoria tem como principal objetivo diminuir os danos, fortalecer os negócios pós-crise, além de preparar as empresas para dar respostas eficientes às ameaças virtuais. A TIVIT recupera ambientes depois dos incidentes de segurança e valida os ambientes para certificar que ele esteja seguro e pode ser utilizado com tranquilidade.
A avaliação completa que a TIVIT realiza no ambiente de suas parceiras utiliza como base várias metodologias renomadas, por exemplo, CIS, ISO27001 e COBIT. A empresa faz análises e desenha os processos internos de seus clientes para aplicar as práticas de segurança mais efetivas. Os testes de penetração são efetuados com ferramentas que confirmam a eficiência dos mecanismos de defesa.
A TIVIT trabalha com visão 360º e Inteligência Artificial (IA) nas análises em tempo real, detecta e trata o uso indevido dos dados, impedindo a exposição das informações de seus parceiros. Os consultores monitoram e mapeiam a utilização indevida das marcas, identificam e solucionam fraudes em transações financeiras, verificam e corrigem vazamento de documentações etc.
Os profissionais especializados da TIVIT apoiam as organizações parceiras na criação de roteiros de segurança completos para encaminhar as atividades empresariais. Eles atuam ainda no gerenciamento de base dos clientes e todos os envolvidos conforme as regras da LGPD, seguem as normativas da HIPAA e da SOX e mantêm a certificação PCI DSS de acordo com as práticas exigidas.
A TIVIT é uma empresa que oferece aos seus clientes diversas soluções e serviços para o enfrentamento de desafios no cenário empresarial. Ela está entre as maiores organizações da América Latina e é uma excelente parceira tecnológica que traz inovação e eficiência para os negócios. A organização trabalha com as melhores ferramentas de segurança do mercado.
O time especializado da TIVIT tem expertise completa para atender os processos de segurança, identificar riscos, analisar e corrigir vulnerabilidades. Os seus profissionais aplicam as melhores práticas e metodologias integradas conforme os requisitos da ISO 27001. Os investimentos dessa empresa são voltados ao aprimoramento constante de seus colaboradores que agem de forma proativa contra as ameaças cibernéticas.
Gostou deste conteúdo completo sobre a ISO 27001? Ajude-nos a compartilhá-lo no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!