Progressivamente, empresas se preocupam em gerar valor para o seu cliente por meio de posicionamentos corretos. O momento do mundo é outro, e mostrar para o mercado que a companhia tem responsabilidade social é importante. É nesse sentido, entra o concento de práticas da TI verde.
Não é possível fugir dos avanços tecnológicos, mas é possível utilizá-los de modo responsável. Essa prática tem crescido cada vez mais, e a “realidade verde” é uma tendência para 2022. O objetivo deste texto é explicar o que é TI verde e como as soluções ESG podem dar mais destaque às empresas. Se você deseja saber mais sobre o tema, fique conosco até o fim e faça uma boa leitura!
Antes de mais nada, é necessário explicar o que é o TI verde. Esse conceito diz respeito à mitigação dos impactos do uso de recursos tecnológicos no meio ambiente. Assim como a sustentabilidade cuida da redução do impacto de modo geral, a Tecnologia da Informação Verde se concentra apenas no que diz respeito às novas tecnologias e seus avanços.
O termo em inglês, Green IT, também costuma ser utilizado para falar sobre o TI verde. Esse conjunto de práticas serve como modo sustentável de usar a tecnologia e utilizar recursos sem prejudicar tanto a natureza. Em geral, as práticas sustentáveis em questão são implementadas dentro de organizações e empresas.
O uso do TI verde já é global e seus benefícios vão além da simples economia. Esse conceito também é complementado por outras práticas que visam a responsabilidade social.
Você já ouviu falar de ESG? Estes são valores, princípios ou critérios a serem observados por uma companhia. Tais critérios levam consigo áreas a serem consideradas quando se fala de sustentabilidade: environmental, social e corporate governance (ambiental, social e governança corporativa).
O uso de critérios ESG tem sido uma virada de chave para as empresas. Eles servem para medir a capacidade de os negócios de equilibrarem sustentabilidade e processos. Por isso, ter critérios bem-definidos de desenvolvimento sustentável não impede o crescimento de um negócio, pelo contrário: pode os alavancar de maneira substancial!
Veja abaixo alguns exemplos de aplicação do TI verde e soluções ESG nas empresas.
O TI verde, como é de se imaginar, impacta grandemente não apenas o meio ambiente, mas toda a sociedade. Leia mais a seguir para conhecer os impactos do TI verde!
O primeiro impacto positivo do TI verde é de se imaginar: ele ajuda o meio ambiente, reduzindo os impactos do uso desenfreado de tecnologias e recursos. Na atualidade, cada vez mais as companhias têm se preocupado com o conceito de sustentabilidade (e com razão).
As emissões de carbono decorrentes do uso de hardware podem ser tão poderosas quanto a de um carro de tamanho médio. Para ter uma ideia, estima-se que o envio de um único e-mail libere 0,3 g de CO2.
Exatamente por isso, é importante pensar em estratégias de gestão eficazes para os dispositivos eletrônicos da empresa, de modo a beneficiar o meio ambiente. O TI verde reduz tais emissões e ainda ajuda em outros aspectos: descarte irregular de lixo, materialização excessiva de documentos, entre outros.
Atualizações ocorrem a todo momento. Há uma tendência de descartar qualquer possibilidade de uso de hardwares e softwares “ultrapassados” e preferir atualizar toda uma estação anualmente.
Essa frequência de compra acaba sendo ruim para o meio ambiente, para a sociedade e para o próprio bolso do empreendedor. Afinal de contas, há equipamentos que podem ser atualizados ou consertados sem, de fato, serem substituídos.
O TI verde prega que, nesse caso, é preciso utilizar os recursos de modo responsável. Desde os equipamentos de hardware (tão necessários aos processos da modernidade) até os simples suprimentos, como folhas de impressão e tintas.
Outro assunto de extrema importância ambiental é o descarte de lixo. O avanço tecnológico tem mostrado cada vez mais que equipamentos e demais componentes de hardware ficam defasados em apenas um clique.
Por isso, o descarte é inevitável. E o descarte irregular de tais componentes prejudica muito a natureza. O TI verde, por sua vez, além de procurar evitar o desperdício de recursos e promover a utilização e compra responsável, também fala sobre um descarte de modo correto.
Se não houver mais possibilidades de uso, o descarte adequado dos equipamentos pode ser feito em postos de coleta que cuidam de tais materiais, de modo a não poluir ou contaminar o meio ambiente.
Economizar é sempre bom. E o TI verde ajuda nesse processo. A título de exemplo, existem softwares que ajudam a reduzir o gasto de energia de computadores em até 15%. Em uma companhia grande, isso faz uma boa diferença.
Procurar por equipamentos com bom desempenho e menor gasto energético também é uma boa opção. Além disso, quando falamos de sobre economizar e reduzir custos no contexto do TI verde, não são apenas as empresas que podem se beneficiar de uma conta de luz mais barata.
Também há menos custos para a produção de energia, por parte de usinas hidrelétricas. O que, de modo geral, beneficia a sociedade como um todo.
O consumo energético não é problema apenas de quem desembolsa aquela quantia, mas também de todo mundo. Afinal, não é raro vermos notícias de hidrelétricas que se esforçam cada vez mais para produzir mais energia por conta da falta de chuvas e mudanças climáticas.
Por isso, o TI verde ajuda empresas a terem aumento de desempenho ao manejar a energia corretamente, com outras práticas, políticas de gestão e segurança.
Com o aumento de desempenho, a produtividade é outra vantagem que vem com o TI verde. Nesse sentido, podemos citar a digitalização de processos, sistemas de mensagens online e plataformas de trabalho que acontecem 100% na nuvem.
Vale ressaltar que o TI verde impacta positivamente não apenas a natureza e sociedade, mas também a empresa. Afinal de contas, muitos desses benefícios são extensíveis às companhias e seus gestores, conforme demonstrado a seguir.
Investir no TI verde e em pautas ESG pode ser um diferencial corporativo para a sua empresa. A reputação de uma companhia é muito importante, visto que aumenta o valor para seus clientes e atrai possíveis investidores.
As práticas de TI verde implementadas com sucesso podem reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer mais qualidade a seus clientes. Por fim, falaremos também sobre como as empresas podem se destacar no mercado ao investir mais em tais soluções. Acompanhe!
Todo mundo sabe como o consumo de energia por empresas é grande. No entanto, essa realidade pode ser mudada, ou pelo menos melhorada. A infraestrutura de TI de um negócio é responsável pela maior parte desse gasto e deve ser o primeiro alvo.
Atualizar servidores e hardwares pode ser uma boa ideia. É claro, sempre com responsabilidade no uso e em seu descarte quando for necessário. Além disso, outros equipamentos que merecem a atenção são o condicionador de ar, servidores e equipamentos de refrigeração.
Vale a pena, inclusive, investir em formas alternativas de geração de energia. Para ajudar, use fontes alternativas de energia e invista em formas inteligentes de economizar, como a arquitetura sustentável.
Muitas empresas ainda utilizam métodos mais arcaicos, como mídias físicas e impressões para documentos e relatórios. É claro que existe a necessidade de materializar alguns documentos. No entanto, sempre que puder desmaterializar, digitalize!
Migrar para a nuvem é um ótimo começo. Passar a trabalhar de forma mais inteligente e conectada ajuda a ter um armazenamento eficiente e mais barato. Além, é claro, de priorizar o software ao invés do hardware.
É importante não se ater apenas ao armazenamento, vá além. Agende reuniões por videochamada ao invés de viajar. Existem diversos outros processos que podem ser feitos de modo mais simples e menos onerosos com os recursos de TI, se utilizados de modo responsável.
Todo o modo de conduzir a sua empresa deve mudar, de modo a se adequar aos preceitos defendidos pelo TI verde. Por isso, finalmente, é preciso repensar e mudar processos, de dentro para fora. É preciso gerir a demanda de modo a equilibrar eficiência e responsabilidade ESG.
Quando a sustentabilidade é um dos valores da empresa, é mais fácil tomar decisões de acordo com esses preceitos. Por exemplo, otimizar a utilização de hardware, atualizar os softwares para evitar gastos e utilizar fontes de energia alternativas.
O TI verde ajuda bastante a mitigar os problemas causados pelo gasto excessivo e arbitrário de energia pelas empresas, assim como outras práticas. Se o TI era visto como problema, o TI verde traz a solução: uso responsável de recursos, soluções eficientes e responsabilidade social.
Sustentabilidade é um assunto do momento. Um exemplo são as smart cities. Exatamente por isso o TI verde entra em pauta como um modo de diminuir a degradação do meio ambiente e agregar ainda mais valor às empresas.
Esperamos que o nosso conteúdo informativo tenha sido de grande ajuda para você. Para saber mais sobre o assunto, veja agora mesmo 4 práticas de Gestão de TI que todo CIO deve fazer em sua empresa!
Confira também: Smart Grids